A pandemia não parou as atividades da ABADS

Associação atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e autistas

Imagem de capa - A pandemia não parou as atividades da ABADS

A pandemia do novo coronavírus não foi capaz de parar o trabalho que a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS) desenvolve junto às pessoas com deficiência intelectual e autismo.

Nos meses de março e abril foi preciso cancelar os atendimentos, que foram retomados em maio, seguindo as recomendações das autoridades. Vendo as necessidades específicas dos pacientes, é impossível não se mobilizar. Aliás, a falta de estímulo é altamente prejudicial para eles.

“As atividades coletivas estão suspensas até nova orientação. Só foram retomadas as atividades individuais, com frequência reduzida. Todos que chegam passam pela aferição de temperatura, higienização, há o distanciamento respeitado. Seguimos todas as orientações”, explica Rose Amorim, presidente da associação.

Atenção para autistas

Assim, as crianças e adolescentes do projeto GIFA (Grupo Interdisciplinar Família e Autista) podem continuar realizando suas atividades terapêuticas de forma lúdica e prazerosa.

Um trabalho realizado recentemente incentivou os pequenos a experimentar novas frutas. A atividade trabalhou os diversos sentidos das crianças: visão, olfato, paladar, habilidades manuais, memória e linguagem. O setor de audiologia, também realiza avaliações para prevenir, detectar e monitorar as alterações auditivas.

Serviços online

Também há os atendimentos que puderam ser exercidos no ambiente online, por exemplo, o que acompanha os familiares dos pacientes. O projeto inclui um espaço de conversa reflexiva e transformativa.

­A terapia é para pais, familiares e responsáveis a fim de construir vínculos de confiança e possibilitar conversas sobre as relações familiares, educação, limites, preconceitos, entre outros.

O serviço protege funcionários e pacientes que fazem parte do grupo de risco. As aulas acompanham o mesmo método.

Sobre a ABADS

A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social – ABADS (antiga Pestalozzi de São Paulo), fundada em 1952, é uma Instituição sem fins lucrativos, que atende crianças e jovens com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Mais de 980 famílias recebem atendimento gratuito nas áreas de: saúde, educação, assistência social e emprego apoiado. Suas ações visam a autonomia, independência, bem como inclusão social da pessoa com deficiência. A ABADS colabora para a construção de uma sociedade inclusiva, pois também promove a disseminação de informações e a formação de profissionais através de cursos e palestras.

Para ver mais novidades sobre o trabalho da ABADS curta a página oficial no Facebook. Acesse também o site da associação.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução Facebook - Cedidas