A pior mentira é a meia verdade
A pior mentira não é a mentira cabeluda, deslavada ou escancarada. A pior mentira é a meia verdade, ou seja, aquela que vem vestida de verdade. Como aquelas pessoas que julgam um livro pela capa, muitas acabam abraçando a meia verdade como uma verdade inteira e aí levam para casa uma mentira muito venenosa.
Por conta de sua natureza, o ser humano quer sempre ouvir o que o agrada e o que vai confirmar o que ele já pensa. Por exemplo: se você é cristão e busca ouvir aquilo que o agrada, o diabo vai logo trazer um pregador sob medida para falar exatamente o que você deseja ouvir.
O ser humano não quer ser confrontado, não quer mudar, não quer que alguém mexa no que é dele e Deus faz exatamente isso: Ele mexe conosco. Ele muda tudo dentro de nós, nos desafia, aponta o que está errado e nos chama para a mudança. Mas quem quiser ler a Palavra de
Deus somente nas partes que o agrada não está sendo cristão, mas está, na verdade, criando uma religião para si mesmo.
Se você quer encontrar um pregador que lhe diga “você não precisa devolver o dízimo”, você vai encontrar. Se você quer encontrar um pregador que vai lhe dizer “se você está infeliz no seu casamento, se divorcie e se case com outra pessoa”, você também vai encontrar. Ele vai iludir você e, quando você despertar, será tarde demais, porque você já estará com o pai das meias verdades: o satanás.
A Palavra de Deus diz em 2 Timóteo 4.3: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. Ou seja, virá um tempo em que as pessoas não vão querer mais ouvir o que é bom, correto, saudável e que está de acordo com a Palavra de Deus, elas terão coceira nos ouvidos para ouvir aquilo que as agrada, existirão muitos “doutores” que atenderão aos seus desejos e falarão o que elas querem ouvir. Eu acredito que nós já chegamos a esse tempo, quando as pessoas deixam as verdades e se voltam para as fábulas.
Portanto tenha muito cuidado porque a meia verdade é uma meia mentira. Na realidade, ela acaba sendo uma mentira inteira, o que é pior ainda, porque você vai defendê-la como se ela fosse uma verdade. Você vai segui-la até a morte e só vai descobrir que era mentira quando já for tarde demais.