A primeira vez que Deus disse “não” ao homem
O tema foi abordado durante a reunião do “Encontro das Famílias”, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte. Saiba mais
Em viagem missionária, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso estiverem na noite desta quarta-feira (25), na Universal em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Durante a reunião especial, denominada “Encontro das Famílias”, o Bispo abordou um tema muito importante, a saber: “A primeira vez que Deus disse ‘não’ ao homem”.
Por que é importante:
Enquanto obedeciam a Deus, Adão e Eva viviam em perfeita harmonia e paz no Jardim do Éden, mas para manter essa condição, era necessário apenas eles permanecerem na obediência.
- E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2.16,17
- Mesmo ouvindo a Palavra de Deus, eles desobedeceram e, realmente, a rebeldia à Palavra lhes custou a vida. Não apenas trouxe a morte física ao mundo, mas a morte da sua pureza e comunhão com Deus.
- “A primeira vez que Deus disse ‘não’ ao homem foi exatamente no Jardim do Éden. Deus criou o mundo e o entregou ao homem, e disse que ele poderia viver livremente, poderia comer de todos os frutos das árvores que havia naquele local, PORÉM, havia um (da árvore do conhecimento do bem e do mal) que ele NÃO poderia comer, pois o dia que comesse, ele morreria…”, explicava o Bispo.
E continuou: “Esta é a primeira vez que Deus fala ‘não’ ao homem na Bíblia. Muita gente pensa que o segredo da felicidade é você ser livre para fazer o que quer: o jovem quando chega na adolescência quer a liberdade, assim como, muitas vezes, o homem pensa que o segredo de ser realizado é ter todas as mulheres que puder.
E, também, a mulher pensa que se ela tiver tudo o que deseja será feliz, mas a verdade é que o Texto Sagrado mostra que, no paraíso, Deus não deixou o homem e a mulher terem tudo o que queriam. Deus deixou explicado que o segredo da felicidade é saber o que pode fazer, desde que seja bom, e também saber dizer ‘NÃO’ para aquilo que te faz mal. Ou seja, você tem que respeitar o ‘NÃO'”, orientou o Bispo.
Você sabe respeitar o ‘não’?:
Ainda durante o encontro, Cristiane Cardoso acrescentou que não se pode viver apenas por aquilo que se quer, é preciso saber respeitar a vontade de Deus e de quem está ao seu lado.
“Às vezes, a gente não quer sair da cama pela manhã; às vezes, as pessoas não querem ir à igreja; às vezes, a gente não quer ler a Bíblia, não quer orar, não quer perdoar, respeitar a opinião dos outros, não quer coisas boas… Não podemos viver pelo que queremos sempre. Quando Deus disse ‘não’ ao homem e à mulher lá no Jardim do Éden, Ele estava os ensinando a como manter o mundo perfeito e justo. Se quisermos ter respeito, ordem, ter as coisas no lugar, temos que aprender a valorizar e entender a importância do ‘não'”.
E acrescentou o Bispo: “A pessoa que não respeita o ‘não’, ela sai do lugar de paz e vai para o lugar de tormento, mas a obediência à Palavra de Deus nos faz voltar a um lugar em que não há espaço para a dúvida. Uma vida em que não há medo de perder; que há problemas, sim, mas eles não trazem preocupações, ansiedade, depressão e desânimo. Porque a pureza gera certeza e confiança. Podemos contar com a proteção de Deus. Com a vida por inteiro no Altar, voltamos a viver no Jardim que Ele preparou para nós!”.
Leia mais: