A raiz do sofrimento humano
Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Edir Macedo, durante a Escola da Fé Inteligente, na Catedral da João Dias, em São Paulo
Na quarta-feira última, 3 de novembro, o Bispo Edir Macedo conduziu a Escola da Fé Inteligente, na Catedral da João Dias, em São Paulo, com transmissão ao vivo. Durante o encontro, o Bispo falou sobre a raiz do sofrimento humano e a Salvação da alma de quem crê em Deus e entrega sua vida a Ele. Foi uma ocasião especial àqueles que desejavam ter um encontro com Deus, bem como um avivamento com o Espírito Santo.
Logo no início, o Bispo comentou que Deus é Espírito e pode Se manifestar na vida de uma pessoa. Quando alguém clama misericórdia ao Senhor, se essa pessoa merece ou não merece, não importa! Se ela manifesta uma fé sincera, inteligente, e não emotiva, Deus vai ao encontro dela imediatamente.
“Deus não olha o que você fez ou deixou de fazer. Mas, o que faz a diferença entre pessoas e pessoas é justamente a fé. E a fé quer dizer ‘crença’, você acreditar que o que Ele prometeu, Ele fará (…) Ele depende da nossa fé para que possa vir ao nosso encontro. Por isso, existe a oração, que é você falar com Deus (…) Ele tem os ouvidos atentos a, literalmente, todos os que O invocam na sinceridade, não com hipocrisia ou fingimento”, enfatizou.
E destacou: “Jesus é Espírito e está em busca daqueles que O invocam em espírito, ou seja, no intelecto, não na emoção ou no coração, mas na cabeça, na inteligência. Deus nos deu inteligência para pensarmos, raciocinarmos e, então, fazermos nossas melhores escolhas”.
A raiz do sofrimento humano
Em seguida, o Bispo ressaltou que todo ser humano sofre. Entretanto, existem aqueles que têm o poder de Deus dentro de si, que é o Espírito Santo, para suportar os trancos da vida, vencê-los e continuar na caminhada da fé. Mas, a maioria sofre e não sabe o motivo pelo qual está sofrendo.
Então, ele explicou de onde vem a dor e onde começa esse sofrimento:
“Quem está sofrendo? É o seu corpo, é o seu espírito, ou é a sua alma? Qualquer dor, frustração, problema, situação adversa na nossa vida, quem sofre é a nossa alma. A minha alma (…) determina o que vou fazer da minha vida, decide tudo, porque ela vive sujeita às informações dos cinco sentidos que nós temos (…) a alma é o centro das nossas dores, dos nossos sofrimentos. Por exemplo: uma pessoa que é depressiva, normalmente, tem insônia. A insônia se dá porque aquela alma não consegue dormir, descansar. Então, ela tem dor de cabeça constante. A cabeça dói, mas é a alma que sofre a dor”.
Para onde vai a sua alma
Ao citar a passagem na Bíblia em Mateus 16.26 (“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”), o Bispo pontuou que a alma não morre, é eterna, está sempre viva. E que a maior riqueza que se pode ter na vida é quando a alma é entregue a Jesus.
“O corpo volta ao pó. O espírito – que é a inteligência humana – Deus empresta. E, quando a alma descola desse corpo, a inteligência do homem, ou seja, o seu espírito volta para Deus. Ele é o próprio saber, é a Fonte da sabedoria (…) a sua alma é preciosíssima para Deus. Tão preciosa, tão rica, tão grandiosa que Deus, para conquistar essa alma, veio ao mundo, deu a vida dEle e pagou o preço pela Salvação da sua alma. Aí, você se pergunta: ‘por que eu sofro tanto?’; porque você não entregou a alma para Ele. E sem a proteção dEle, você está sozinho”.
Assista abaixo à mensagem na íntegra e medite sobre os ensinamentos:
Participe, hoje mesmo, de um encontro de fé na Universal.
Clique aqui e encontre o endereço de um templo mais perto de sua casa.