A razão das frustrações de Hagite

Ela era destemida, forte e influente, mas isto não lhe permitia ser feliz. Entenda

Imagem de capa - A razão das frustrações de Hagite

Em Reis – A Consequência, poucas são as vezes em que a destemida Hagite (Vannesa Gerbelli), uma das esposas do rei, usou a sua razão. Em vez disso, ela preferiu se entregar às emoções e prazeres propostos pela voz de seu coração. E o resultado não poderia ser diferente: erros e mais erros.

Mas não pense que sofrer as consequências de suas escolhas foi capaz de levar Hagite a se arrepender e recomeçar. Assim como muitos, ela optou por acreditar e conceder a culpa da sua infelicidade àqueles que haviam lhe machucado de alguma forma.

Assista à cena:

O que você precisa saber:

Não somos um robô e, por isso, estamos sujeitos aos sentimentos, seja alegria, tristeza e, em algumas situações, até raiva. Com isso, é possível concluir que o problema não está no sentir, mas em conduzir a sua vida por meio de emoções.

Quando tomamos decisões baseadas no sentimentalismo, automaticamente, ignoramos a razão. E a chance de acertar em suas escolhas sem usar o seu racional, é nula! É por isso que nos deparamos com tantas pessoas que insistem em cometer os mesmos erros e sofrer por eles, porque não usam a sua cabeça, mas o coração.

Além disso, outro erro frequente desempenhado por aqueles que vivem submissos aos sentimentos, é terceirizar os seus problemas. Estes esperam que outros assumam a responsabilidade de seus problemas e mudem por eles. Mas como isso não acontece, acumulam frustrações e se colocam em um ciclo sem fim de vitimismo.

O que fazer:

Como seres racionais, temos a capacidade de pensar, então, vamos exercitar essa habilidade.

Quando temos uma escolha retribuída com bons resultados, logo assumimos a responsabilidade e nos orgulhamos por aquela decisão, não é mesmo? Sendo assim, seria justo culpar outras pessoas pelos impulsos de nossos sentimentos e suas más consequências sendo eles, também, parte de nossas escolhas?

“Todos erram, uns mais que outros. O certo é parar de errar, mas se as pessoas insistem em se deixar levar por suas emoções, o famoso coração, até diante dos péssimos resultados de suas escolhas, culpando a todos por elas…realmente fica difícil”, explica a autora Cristiane Cardoso.

Entenda que a única forma de se libertar deste ciclo de frustrações e decepções que se encontra, é assumindo os seus erros e buscando formas de compensá-los por meio de atitudes diferentes. E se você quer dar um basta nesta situação em que tem vivido, siga este passo a passo:

  • Assuma a responsabilidade de suas escolhas e reconheça que precisa mudar o seu comportamento;
  • Ignore a voz de seu coração e deixe de agir e reagir por suas emoções;
  • Decida agir com inteligência e busque a orientação de Deus por meio de Sua Palavra;
  • Pare de depositar as suas expectativas em outras pessoas, entregue a direção de sua vida ao Altíssimo.

“De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?” (Provérbios 17.16)

Vem aí:

Dia 2 de outubro, próxima segunda-feira, estreia a 9ª temporada de Reis, A Sucessão. Assista ao trailer abaixo e fique por dentro do que te espera:

E, até lá, não perca os últimos momentos do legado de Davi em A Consequência, de segunda a sexta, às 21h, na Record TV ou pelo Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: DIVULGAÇÃO/SERIELLA PRODUCTIONS