A sua oração bate no teto ou chega aos céus?

Saiba como está sua sintonia com o Senhor e qual é a oração que O agrada

Imagem de capa - A sua oração bate no teto ou chega aos céus?

Sabe aquela conversa prazerosa com uma grande amiga a quem você pode recorrer quando algo acontece em sua vida? Nesses encontros, a conversa flui e sua amiga a ouve e a aconselha, pois vocês são íntimas. O mesmo deve ocorrer com a sua oração: ela é como uma conversa com um grande amigo, afinal, Deus é o seu amigo fiel.

A oração é o elo que nos une a Deus e, por isso, é natural que, quanto mais você ore, mais você se aproxime do Criador. Embora Deus saiba o que você tem a dizer mesmo antes que a palavra venha à sua boca (Salmos 139.4), Ele quer ouvi-la, pois Ele não invade a vida de ninguém. E se até o Senhor Jesus, a quem devemos imitar, precisou orar, imagine nós. Aliás, Ele afirmou que devemos orar sempre e nunca esmorecer (Lucas 18.1). O apóstolo Paulo também aconselhou que devemos orar sem cessar (I Tessalonicenses 5.17).

Intimidade ou exibição?

Embora a oração seja um momento de intimidade com Deus, algumas pessoas a utilizam para exibir sua fé a terceiros. Jesus fez um alerta sobre esse tipo de atitude: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão” (Mateus 6.5).

Esse foi o tema discutido por Viviane Freitas em uma de suas meditações publicadas em seu blog. “Talvez você seja uma pessoa que vai à igreja, que ora bem alto, gosta de mostrar que é praticante, mas tudo com a intenção de ser vista pelos homens. Se uma pessoa está falando com Deus, para que ela quer que os homens a vejam? Ah, todos nós sabemos: porque ela quer ser elogiada, quer alcançar uma glória para si de forma desonesta, porque não tem o prazer de falar com Deus, mas o faz para ser vista pelos homens”, escreveu.

Em seguida, Viviane completou com o versículo que ensina como se deve orar: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6.6). Ela explicou que o ato de “entrar no aposento”, ao qual Jesus se referiu, é entrar em sua intimidade e fechar a mente para pensamentos que não sejam suas próprias palavras em oração, mesmo que a prece seja feita em um lugar público. No momento da oração, a pessoa deve se derramar para Deus, dizendo quem é e o que se passa em sua vida, e se concentrar na mensagem, como ensinou o Salvador. “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos” (Mateus 6.7).

Como você tem orado?

A sinceridade e a transparência para com Deus são importantes durante a oração, mas não é preciso gritar ou dizer palavras vazias e impensadas, pois esse tipo de oração não passa do teto. Para chegar aos céus, a oração deve ser feita com Fé e com a certeza de que ela está sendo ouvida. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11.6).

Deus tem um caráter fiel para recompensar cada oração e cada gesto de obediência à Sua Palavra. Aliás, é impossível receber as promessas dEle sem uma vida de oração. Por isso, faça uma pausa agora mesmo e ore. Construa seu relacionamento com Deus e, se você já o tem, fortaleça esse elo por intermédio da oração.

Godllywood

Para saber mais, siga o perfil @godllywoodoficial no Instagram, acesse o site godllywood.com e acompanhe as transmissões on-line.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Aleksandra Selivanova\GettyImages