“A Terra Prometida” estreia hoje
Saiba o que está preparado para essa nova saga do povo hebreu, a partir das 20h30, pela Record
Deus prometeu para Abraão que a sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu. Porém o alertou sobre o que eles passariam: que seriam peregrinos em terra alheia e seriam reduzidos à escravidão por 400 anos, mas que Ele julgaria a nação opressora do Seu povo e o libertaria com grande riqueza, e que na quarta geração eles voltariam para a sua terra.
Foi essa saga sobre a libertação do povo hebreu que o público acompanhou com a novela “Os Dez Mandamentos”, sucesso absoluto de audiência na televisão brasileira e que já está sendo exibida em diversos países.
Só que a história agora tem uma nova fase. Depois de libertar o povo da opressão egípcia, Moisés (interpretado por Guilherme Winter) morre e a missão de conduzir uma nação à sua Terra Prometida fica por conta de Josué (Sidney Sampaio), o seu sucessor. Com previsão de 150 capítulos, a estreia da novela “A Terra Prometida” é hoje, às 20h30, e não deixa dúvidas de que será a continuação do sucesso de “Os Dez mandamentos”.
Transmitir ao público os valores que essa história ensina foi a preocupação do autor, Renato Modesto. A sinopse começou a ser escrita no final de 2014 e já se vai 1 ano e meio trabalhando no projeto, com muita pesquisa e organização, por conta dos inúmeros personagens, e isso envolve vários profissionais. São tantos detalhes que, ao terminar de escrever os capítulos da queda das muralhas de Jericó, o autor confessou com muito humor: “Agora eu acho que consigo chegar à Terra Prometida”. Segundo Modesto, essa foi a parte que mais o emocionou ao escrever.
Quanto à expectativa com uma suposta semelhança com a série “Games of Thrones” que muitos esperam, o autor diz não gostar de fazer essa comparação. “Não houve intenção nenhuma de pegar nada do ‘Games of Thrones’. A semelhança fica porque são histórias épicas com batalhas.”
Para o autor, não é difícil extrair tantas histórias e personagens da Bíblia, mas o maior desafio em escrever sobre fatos narrados nas Escrituras Sagradas é ser fiel ao que está nelas. “Não dá para você fazer a adaptação de um livro bíblico sem respeito ao que está ali. Mas há uma dificuldade em ser fiel a tudo isso ao mesmo tempo porque o público não quer ver uma aula de história e nem de religião. O público quer entretenimento, diversão, romance, emoção, humor. Você tem quer ter respeito à Bíblia e ao mesmo tem que ter criatividade para atrair o público”, explicou.
Perseverança e fé
Sobre a mensagem principal que a novela pretende passar, o autor destaca perseverança, otimismo e disposição para batalhar pelo que se quer. “Josué e o povo hebreu superaram um monte de obstáculos para conseguir cumprir a aliança que eles tinham com Deus. E na vida todos nós temos muralhas de Jericó para derrubar, todos nós temos rios Jordão para atravessar, todos. Então, o que eu mais quero é que o público se veja na história, e a veja como exemplo de coragem, perseverança e de fé.”
Para Sidney Sampaio, interpretar Josué – o novo líder dos hebreus e que vai encontrar muita resistência do povo – é o trabalho mais importante de sua carreira, e deixou lições profundas no ator. “Ele deixa para mim o exemplo de que a gente é capaz. Josué para mim é um grande exemplo disso: se você acredita, você é capaz. Mas você tem que acreditar.”
E é Sidney Sampaio que deixa um recado especial aos internautas do Universal.org. Assista no vídeo abaixo:
Não se esqueça: “A Terra Prometida” estreia hoje na Record, às 20h30. Compartilhe #ATerraPrometida em suas redes sociais.
Clique aqui e saiba o que vai rolar no capítulo de estreia.