A vitimização impede o crescimento financeiro
Se você costuma se fazer de vítima, saiba a necessidade de mudar
A vitimização é algo muito comum atualmente. E as pessoas que se fazem de vítima costumam ter um discurso pronto do porquê não conseguem crescer na vida, especialmente no sentido financeiro. “Não tive oportunidade de estudar, sou pobre, cresci na comunidade, ninguém me motivou, sou muito novo, sou muito velho”. A lista é grande.
E essa atitude até traz uma sensação de conforto, pois tira de si a responsabilidade do fracasso ou do sucesso. Mas a verdade é que a vitimização não nos leva a lugar nenhum, só nos impede de vencer.
É o que mostra a história bíblica da mulher cananeia: sua filha estava possuída e não parecia haver solução para o problema. Ela foi até Jesus buscar ajuda e, a princípio, foi ignorada. Muitas pessoas no lugar dela se vitimizariam, mas ela insistiu e sua atitude de fé trouxe o que ela tanto queria (leia a história completa em Mateus 15:22-28).
Veja 3 atitudes que a fizeram alcançar a resposta e que você precisa aprender:
Não se adapte à situação
A vitimização faz a pessoa se adaptar a situação em que vive e a criar motivos pelos quais não consegue vencer.
“Existem duas formas de reagir às notícias negativas, aos “nãos”. Se adaptar e arranjar desculpas para o fracasso ou acreditar na sua capacidade e no seu Deus. Se a pessoa se revoltar, se apegar à certeza de que Deus é com ela e lutar, sua história será diferente”, disse o Bispo Leandro Zangarini, durante o Congresso para o Sucesso.
Persevere no silêncio
Mesmo com você lutando e fazendo tudo certo as coisas pioram? Deus parece estar em silêncio? As coisas também não aconteceram do jeito que a mulher cananeia queria. Provavelmente, ela imaginou que Jesus mandaria alguém na sua casa para orar e libertar sua filha. Mas ela foi curada na hora, com uma palavra, por ter perseverado e insistido.
“Você vai perseverar ou desistir no meio da dificuldade? Se você está fazendo o que é certo, obedecendo, daqui a pouco a resposta chegará. Deus quer que você insista mesmo se as coisas não acontecerem do seu jeito”, ensinou o Bispo.
Não confesse a derrota
Mesmo tendo motivos, em nenhum momento aquela mulher confessou a derrota. E até foi abusada na forma que respondeu o Senhor.
“Há momentos em que você precisa cobrar a Deus pelo que está escrito na Palavra. Não sei as lutas que virão em 2022, mas sei que com Deus vamos vencer todas”, afirmou.
Para ter mais lições sobre a vida financeira e profissional, participe das palestras do Congresso para o Sucesso, que acontecem todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.
Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.