ABADS: “Cuidando de Quem Cuida”
Evento especial levou a valorização para mães e responsáveis de crianças e adolescentes atendidos pela instituição
“A ABADS existe há 72 anos e nós temos cuidado de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema dessa nossa festa de hoje é: ‘Cuidando de Quem Cuida‘. Nós promovemos este dia para as mães, as cuidadoras, as avós. Aquelas pessoas que ninguém vê. Todo mundo nota a criança ou adolescente que tem as demandas com a deficiência. E nós queremos valorizar essa mãe. Queremos dizer para ela: ‘mãe, você não é invisível e você é muito importante para nós!’ Essa mãe estando bem, feliz e cuidada, terá condição de seguir com a sua jornada, que não é fácil”.
As palavras são de Rose Amorim, presidente da ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social), que, no dia 10 de maio, promoveu uma celebração em memória ao “Dias das Mães”, neste domingo, dia 12 de maio.
Valorizando mães e responsáveis:
O evento contou com uma grande estrutura implementada na sede da instituição, localizada na zona norte da capital paulista. Ali, mães, avós e responsáveis das crianças e adolescentes que são atendidas pela instituição participaram de um dia diferente com uma apresentação musical elaborada pelos profissionais administrativos e professoras, serviço gratuito de maquiagem, corte de cabelo, massoterapia, ambientes cenográficos para fotos, sorteios com diversos prêmios apoiados pelas empresas parceiras e um bazar de roupas.
Projeto TIA (Transformar Informação em Ação):
A ABADS também conta com o projeto TIA, que visa auxiliar os responsáveis e é aberto para a sociedade. Ali, o serviço social orienta as mães quantos ao benefícios, direitos e informações importantes sobre os filhos. Também é um espaço para a troca de experiências entre os pais, aprendizados para a economia doméstica, entre outras atividades semanais. É possível encontrar mais informações no site oficial da ABADS ou entrando em contato.
- “A vida de uma mãe com um filho com alguma deficiência não é fácil. Ela acaba sempre ficando por último, esquecida. A nossa preocupação é que essa mãe esteja bem e, por isso, proporcionamos todo esse carinho. É para que ela se sinta valorizada. É necessário cuidar de quem cuida, porque a pessoa pode desanimar. Mas, aqui, mostramos o valor por meio de ações”, explica Márcia Rocha, responsável do relacionamento institucional.
“Carreta da Beleza”:
A deputada estadual Edna Macedo também compareceu ao evento e tem apoiado as atividades da ABADS. Inclusive, no dia 10 de junho, está previsto para ocorrer o projeto “Carreta da Beleza”, que foi idealizado por ela com o intuito de elevar a autoestima das mulheres, atendendo à instituição. “As mulheres são importantes. Elas precisam se sentir amadas, acolhidas”, observa Edna.
Levando o bem:
“Fazer parte desse evento é muito gratificante. Servir é algo que eu faço com muito amor. A gente se depara com mães que vão além de suas forças físicas para atender essas crianças. Então, o desejo de servir voluntariamente essas mães, que se doam muito, é gratificante. Quando elas recebem, elas sorriem, porque muitas vezes não estão acostumadas com aquilo. E a ABADS é um instituição que, para nós, tem uma causa muito nobre”, conta Danielle Antunes, proprietária da Porto Café & Co, que serviu uma mesa especial para as mães no evento.
- Se você também deseja apoiar a ABADS, clique aqui e saiba mais.
Acompanhe pelas redes sociais:
Você pode ficar por dentro das novidades sobre a ABADS por meio das páginas oficiais no Instagram e Facebook.