ABADS homenageia o Brasil

Em evento de encerramento, o tema foi a diversidade regional do País

Imagem de capa - ABADS homenageia o Brasil

No dia 7 de dezembro aconteceu o evento de encerramento do ano da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), que reuniu familiares, amigos e a sociedade em geral. Realizado na quadra poliesportiva da associação, o evento de encerramento do semestre enfocou as regiões do Brasil.

A celebração teve início com uma apresentação de balé contemporâneo e emocionou os familiares e amigos. Em seguida, diversos números musicais típicos e regionais animaram o público. O local estava todo decorado com bandeiras dos Estados brasileiros e estandes temáticos, com exposições de pinturas, colagens e artesanatos confeccionados pelos alunos da ABADS. O público também pôde conhecer a literatura de cordel.

A festa teve ainda apresentações de danças típicas, artesanatos regionais e curiosidades sobre as riquezas do País. Mais de 30 crianças se apresentaram no evento, que contou com o trabalho de cerca de 20 profissionais.

Evolução constante
Atualmente, em torno de mil famílias são atendidas por mês na ABADS. A presidente da ABADS, Rose Amorim, fala da importância do evento: “é uma prestação de contas para a sociedade, para as famílias e para os parceiros que nos ajudaram durante todo o ano, além de podermos mostrar a evolução das crianças durante o último semestre e encerrar o ano. É importante destacar o quanto as crianças, cada uma no seu tempo e na sua habilidade, evoluíram e se desenvolveram”.

Já a diretora escolar da instituição, Juliana Alves, aborda o foco da proposta e o desenvolvimento pedagógico do que foi apresentado: “com esse projeto, nós conseguimos trabalhar vários conteúdos, como cor, formas, texturas, matemática, escrita, história, entre outros. Existe um conteúdo pedagógico por trás dele. Então, por meio desses projetos, desenvolvemos habilidades e também descobrimos talentos. Tem aluno que demonstra talento para o artesanato, outro para a pintura, além dos conteúdos pedagógicos, e é um trabalho durante todo o semestre que é finalizado nesta exposição”.

Tatiane Caldeiras, professora da instituição, dá mais detalhes: “teve muito planejamento até aqui para que conseguíssemos apresentar um trabalho maravilhoso para todos, trazer curiosidades, pontos turísticos e contar histórias de cada local. Os alunos tiveram muito envolvimento, pedagogicamente falando. Tudo tem a mão deles e, dessa forma, desenvolvemos também a autoestima deles, para que vejam que são capazes. Esse é um sentimento inigualável”.

Casa de mudanças de vida
Rosana Cristina Gambim conta que seu filho Caio Gambim, que tem 16 anos, é aluno da ABADS desde os sete e relata a evolução dele: “quando ele chegou aqui, era uma criança dependente de tudo, não fazia nada e não participava de nenhum tipo de evento. Aqui toda a mudança começou, pois é um trabalho com muita dedicação e comprometimento. Hoje ele é alfabetizado. Aqui é a segunda casa dele. Ele se sente à vontade aqui e é muito gratificante saber de todas as conquistas que ele teve na ABADS”.

Já Maritel Dias é mãe de Rafael Dias, aluno de 16 anos, e conta como foi a chegada deles à associação: “a ABADS foi um sonho de consumo para a gente e eu queria ter um megafone para dizer o quanto o meu filho melhorou. Aqui realmente temos um acolhimento muito importante, pois todos que trabalham aqui se dedicam com tanto amor que eu nem tenho palavras para descrever tudo que temos na ABADS”. Rafael foi matriculado na instituição em 2018.

Abrace a ABADS
A ABADS é uma instituição totalmente independente e existe graças à contribuição voluntária de quem acredita neste trabalho. Você também pode transformar desafios em oportunidades. Participe da campanha Abrace a ABADS. Faça sua doação por meio das chaves PIX: doe@abads.org.br ou 60.805.975/0001-19.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Guilherme Branco