ABADS promove Workshop de Capacitação com o tema “Manejo e Desenvolvimento da Pessoa com TEA”

O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação de dezenas de pessoas

Imagem de capa - ABADS promove Workshop de Capacitação com o tema “Manejo e Desenvolvimento da Pessoa com TEA”

Na manhã do dia 23 de novembro, um sábado, a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS) realizou o Workshop de Capacitação com o tema ‘Manejo e Desenvolvimento da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista)’.

Por que isso foi importante:

A ação teve como público-alvo os familiares e cuidadores de pessoas com TEA; famílias atendidas na ABADS e as que estão em lista de espera; profissionais de diferentes segmentos de atuação que lidam com crianças, jovens e adultos que estejam dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA); pessoas interessadas no assunto, entre outros.

Sobre o workshop:

  • O Workshop de Capacitação aconteceu no auditório da instituição;
  • O momento aconteceu das 8h30 às 13h;
  • Mais de 70 pessoas estiveram presentes;
  • O momento mais esperado do Workshop foi a aplicação de estratégias de manejo com atividades na prática;
  • Durante o evento, foi oferecido um material de apoio e um coffee break aos presentes;
  • Ademais, ao final, todos que participaram da iniciativa receberam um certificado;
  • Vale lembrar que todo o valor obtido com as inscrições (R$ 70 por pessoa) é uma das formas da instituição obter recursos para a manutenção de seus trabalhos;
  • Atualmente, mais de mil famílias são atendidas mensalmente na ABADS.

Como foi:

O Workshop de Capacitação com o tema ‘Manejo e Desenvolvimento da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista)’ foi organizado e conduzido pela gestora de projetos da instituição, Susan Camargo. Também estiveram presentes a presidente da ABADS, Rose Amorim, e a diretora de relações institucionais da ABADS, Márcia Rocha.

Na oportunidade, o psicólogo Caio Vieira, especializado em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordou diversos temas. Entre eles, a intervenção dentro de uma visão da análise do Comportamento TEA (Transtorno do Espectro do Autismo); definição, história e evidências; como utilizar recurso dentro do método ABA na prática e de que maneira utilizar estratégias de manejo do comportamento na prática.

O Workshop também contou com a participação da fonoaudióloga Lizandra Martini, especialista em Linguagem Infantil e Intervenção Precoce e Pedagoga com especialização em Distúrbios de Aprendizagem.

Durante a ministração da palestra, a profissional abordou temas como aspectos do desenvolvimento e da comunicação no TEA; desenvolvimento da Pessoa com TEA “Olhar da Fonoaudiologia”; sinais de alertas para o TEA; intervenção precoce e estratégias de comunicação funcional no TEA.

O que disse a diretora da ABADS:

A ABADS tem investido frequentemente em seminários, cursos, rodas de conversa, palestras e workshops com temas de capacitação de pessoas e profissionais da área da saúde e educação.

De acordo com Rose Amorim, o que a ABADS tem para ofertar é o conhecimento.

  • “A ABADS tem 72 anos de existência e vem cuidando tanto de pessoas da área da saúde, educação, assistência social, emprego apoiado – que é a inclusão do jovem que tem o perfil de empregabilidade no mercado de trabalho – de pessoas com deficiência intelectual e TEA.”
  • “O melhor investimento que nós podemos fazer é em pessoas. Então, quando a ABADS se propõe a disseminar o conhecimento, a prática e a vivência que tem com essa população, nós estamos capacitando essas pessoas, desde mães, profissionais etc. É um público bem diverso que vem buscar a informação de uma instituição que vive isso todos os dias. Isso traz muito alegria para nós”, completou.
  • “A ABADS capacita e dá condições para que os profissionais das áreas da saúde e educação possam exercer de forma melhor o seu trabalho e rotina. A instituição está participando da construção de uma sociedade mais inclusiva.”

Abrace a ABADS:

A partir do dia 1º de dezembro, você também pode transformar desafios em oportunidades. Pratique a solidariedade, participe da campanha “Abrace a ABADS” e faça sua doação.

Se você deseja apoiar a ABADS, use uma das chaves PIX: doe@abads.org.br ou 60.805.975/0001-19. Saiba mais, clicando aqui.

Anote:

A ABADS fica localizada na Avenida Morvan Dias de Figueiredo, 2801, na Vila Guilherme, em São Paulo.

Você pode ficar por dentro das novidades sobre a ABADS por meio das páginas oficiais no Instagram Facebook.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Guilherme Branco