ABADS realiza cerimônia de entrega do espaço GIFA
O local foi totalmente revitalizado graças a uma ação do Instituto Ressoar
No dia 5 de outubro, a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads) promoveu uma cerimônia especial de entrega do espaço Gifa, que foi totalmente revitalizado por meio da ação Ressoar Solidário 2024, do Instituto Ressoar. Durante essa iniciativa, houve apresentações especiais de dança e teatro das crianças atendidas pelo projeto.
“É um sonho que se concretiza e o grande parceiro dessa vez é o Instituto Ressoar, que trouxe pessoas com responsabilidade social que nos ajudaram a realizar a revitalização e a reestruturação do Gifa. Os ambientes foram readequados para dar mais conforto aos atendidos, às suas famílias, aos colaboradores e aos profissionais que fazem parte deste projeto. Hoje estamos muito felizes em retribuir todo o amor que recebemos com as apresentações das crianças e das famílias também”, diz Rose Amorim (terceira da esq. p/ dir.), presidenta da Abads.
Os espaços do GIFA
Gifa é a sigla de Grupo Interdisciplinar Família e Autista, que atende, diariamente, 50 crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Elas estão divididas em dois turnos (manhã e tarde). Este é um espaço em que as crianças são atendidas no contraturno escolar e que, apesar de ter o formato de sala de aula, tem finalidade terapêutica e onde são trabalhadas habilidades, comportamentos e socialização.
“O espaço existe há dez anos e, com o passar do tempo, há um desgaste natural. Com recursos próprios seria praticamente impossível fazer o que foi realizado por meio da ação Ressoar Solidário 2024. Tudo foi reformado e revitalizado. Por exemplo: piso, pintura, iluminação e móveis. As salas estão com um ambiente muito acolhedor. Estamos muito gratos em poder proporcionar isso aos atendidos, um público que necessita desse cuidado, de profissionais especializados e de ambientes adequados”, explica Marcia Rocha, responsável pelas relações institucionais da Abads.
Já Ionice Silva, presidenta do Instituto Ressoar, afirma que “o Instituto Ressoar, desde que nasceu, em 2005, apoia a Abads por meio do Ressoar Solidário. Neste ano, o espaço escolhido para receber esse apoio foi o Gifa, que precisava de algumas mudanças na infraestrutura para atender melhor às crianças. Então, foi feito todo um trabalho adequado às necessidades do espaço. É uma satisfação muito grande poder fazer parte disso e fazer a diferença. Não fazemos isso sozinhos. Contamos com a participação de mais de 40 apoiadores e parceiros. É uma grande união de forças”.
Cada ambiente do Gifa é direcionado a uma especialidade, como arteterapia, musicoterapia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, etc. A fisioterapeuta Giovana Miranda, que há dois anos atua no Gifa, relata que “foi emocionante ver o novo espaço. É um ambiente completamente pensado para as crianças, como, por exemplo, as mesas e os armários estão ao alcance delas. Parece um detalhe pequeno, mas na rotina de terapia facilita muito e traz uma sensação de que é o lugar delas. Acredito que elas vão se sentir em casa. Nós usamos todos os recursos (humanos, de materiais e de espaço) que temos. Então, todo espaço que é pensado para elas traz uma resposta terapêutica maior. Quanto mais estímulo, mais desenvolvimento”.
Evolução constante
Arthur Figueiredo, de quatro anos, frequenta a Abads desde que tinha 20 meses. Ele é uma das muitas crianças que tiveram melhora na qualidade de vida em razão do trabalho realizado na Abads.
Arthur ainda estava no processo de avaliação para identificar se é autista ou não. Ele passou por toda a equipe de profissionais, que inclui neurologista, psicopedagogo e fonoaudióloga. A mãe dele, Mariana Figueiredo, relata que “dado o diagnóstico, ele já começou a fazer as terapias individuais e, por cerca de 18 meses, foi de duas a três vezes por semana à Abads. Em março de 2023, ele começou a ser atendido no Gifa. Ele já tinha melhorado muito e a evolução foi maior ainda. Aqui é tudo muito pensado em prol das crianças. Em um dia, ele faz diversas terapias e tudo é dinâmico e lúdico. Ele passou a fazer coisas que não conseguia sozinho. O Arthur vai para a escola regular, na educação infantil, e as salas são muito numerosas. Ele tinha muita dificuldade de ficar com outras crianças e hoje ele interage com elas. Aqui elas ficam em grupos e trabalham a socialização. A nossa expectativa, agora,
é só melhorar”.
Colabore
A Abads atende mais de mil famílias nas áreas da educação, saúde, faz atendimentos terapêuticos, presta assistência social e atua na inclusão no mercado de trabalho, além de fazer avaliações diagnósticas e orientar os pais.
Há mais de 70 anos, a associação cuida de pessoas com deficiência intelectual (DI) e transtorno do espectro autista (TEA) e, para isso, depende da contribuição voluntária de quem se importa em ajudar para que essas crianças e suas famílias tenham uma vida melhor. Se você também deseja apoiar a Abads, faça sua doação via PIX usando a chave doe@abads.org.br.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!