ABADS realiza cerimônia de entrega dos espaços GIFA
Eles foram totalmente revitalizados por meio de uma ação do Instituto Ressoar
No dia 5 de outubro último, a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS) realizou uma cerimônia especial de entrega dos espaços GIFA. Eles foram totalmente revitalizados por meio da ação ‘Ressoar Solidário 2024’, do Instituto Ressoar.
Durante a cerimônia, houve várias apresentações especiais de dança e teatro das crianças atendidas pelo projeto.
“É a realização de um sonho que se concretiza. E o grande parceiro dessa vez é o Instituto Ressoar que trouxe pessoas com responsabilidade social, que nos ajudaram a realizar a revitalização e reestruturação do GIFA. Os ambientes foram readequados para dar mais conforto aos atendidos, para as suas famílias, aos colaboradores e aos profissionais que fazem parte deste projeto. E, hoje, estamos muito felizes em retribuir todo o amor que recebemos com as apresentações das crianças e a participação das famílias também”, contou a presidente da ABADS, Rose Amorim.
Entenda o que é o espaço GIFA:
A sigla GIFA quer dizer ‘Grupo Interdisciplinar Família e Autista’ e atende, diariamente, 50 crianças com transtorno do espectro autista (TEA) divididas em dois turnos (manhã e tarde). Este é um espaço onde as crianças são atendidas em contraturno escolar, no formato de sala de aula, mas com finalidade terapêutica, trabalhando habilidades, comportamento e socialização.
“O espaço existe há 10 anos e com o tempo há um desgaste natural. Com recursos próprios seria praticamente impossível fazer o que foi realizado por meio da ação ‘Ressoar Solidário 2024’. Tudo foi reformado e revitalizado. Por exemplo, piso, pintura, iluminação, móveis. As salas estão com um ambiente muito acolhedor. Estamos muito gratos de poder proporcionar isso aos atendidos que é um público que necessita desse cuidado, tanto de profissionais especializados quanto de ambientes adequados”, comentou Marcia Rocha, relações institucionais da ABADS.
O Instituto Ressoar é parceiro da ABADS e, periodicamente, realiza uma ação contribuindo com a revitalização de espaços na Associação.
“O Instituto Ressoar, desde que nasceu em 2005, apoia a ABADS. Por meio do ‘Ressoar Solidário’, este ano, o espaço escolhido foi o GIFA, que precisava de algumas mudanças na infraestrutura para atender melhor às crianças que ali recebem. Então, foi feito todo um trabalho adequado às necessidades do espaço. É uma satisfação muito grande poder fazer parte disso, fazer a diferença. E não fazemos isso sozinhos. Contamos também com a participação de mais de 40 apoiadores e parceiros. É uma grande união de forças”, destacou a presidente do Instituto Ressoar, Ionice Silva.
O que os profissionais disseram sobre “a casa nova”:
O trabalho no GIFA é interdisciplinar e cada um tem seu ambiente: arteterapia, musicoterapia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia etc. Profissionais que realizam os atendimentos terapêuticos avaliaram e aprovaram a revitalização.
“A sensação é como se fosse uma casa nova. Entramos no espaço com muita alegria para organizar tudo para o dia da entrega. Agora está muito mais funcional e aconchegante, tanto para as crianças atendidas como para nós também”, disse Rafael Romano, monitor no GIFA há oito anos.
“Foi emocionante ver o novo espaço. É um ambiente completamente pensado para as crianças. Por exemplo, as mesas e os armários ao alcance delas. Parece ser um detalhe pequeno, mas na rotina de terapia facilita muito e traz uma sensação de que é o lugar delas. Acredito que vão se sentir em casa. Nós usamos todos os recursos (humano, de material e de espaço) que temos. Então, todo espaço que é pensado para elas traz uma resposta terapêutica maior. Quanto mais estímulo, mais desenvolvimento”, ressaltou a fisioterapeuta Giovana Miranda, há dois anos no GIFA.
“Aqui é tudo muito pensando em prol das crianças”:
Isaac, de 4 anos, está há seis meses na ABADS. Ele participa das atividades de segunda a sexta, no período da tarde. A mãe dele, Kássia Laiane, contou que o filho em pouco tempo evoluiu bastante e como isso mostra a importância do espaço GIFA.
“Ele chegou tendo muita crise, não aceitava o ‘não’. Hoje, o comportamento melhorou bastante. Ele era seletivo e agora já se alimenta com mais opções. O Isaac está na creche e lá também melhorou o desempenho, aceita participar das atividades, da roda de conversas. Antes, ele ficava longe das outras crianças, não conseguia nem se sentar no refeitório, o que ele já faz agora”, pontuou.
Arthur, de 4 anos, entrou na ABADS com 1 ano e 8 meses, quando ainda estava no processo de avaliação para identificar se tinha autismo ou não. Passou por toda a equipe de profissionais como neurologista, psicopedagogo e fonoaudióloga. A mãe dele, Mariana Figueiredo, relatou a evolução do filho.
“Dado o diagnóstico, ele já começou a fazer as terapias (individuais). Ficou cerca de 1 ano e meio indo de duas a três vezes por semana. Em março de 2023 começou o atendimento no GIFA. Ele já tinha melhorado muito e a evolução foi maior ainda. Aqui é tudo muito pensando em prol das crianças. Em um dia ele faz diversas terapias, tudo dinâmico e lúdico. Passou a fazer coisas que não conseguia sozinho. O Arthur vai para a escola regular, na educação infantil, e as salas são muito numerosas. Ele tinha muita dificuldade de ficar com outras crianças e hoje ele interage com elas. Aqui eles ficam em grupos e trabalham a socialização. A nossa expectativa, agora, é só melhorar”, declarou.
Conheça mais a ABADS:
A ABADS atende mais de mil famílias na área da educação, da saúde, de atendimentos terapêuticos, na assistência social, inclusão no mercado de trabalho, fazendo avaliações diagnósticas e dando orientações aos pais.
Há mais de 70 anos, a associação cuida de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Se você também deseja apoiar a ABADS, faça a sua doação usando a chave pix doe@abads.org.br.
Você pode ficar por dentro das novidades sobre a ABADS por meio das páginas oficiais no Instagram e Facebook.