Absalão: o que existia por trás de sua beleza?

Entenda por que a frase "o que realmente importa é aquilo que se vê" não representa nada para Deus

Imagem de capa - Absalão: o que existia por trás de sua beleza?

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (I Samuel 16.7)

Quando novo, aos olhos humanos, a aparência de Davi não preenchia os requisitos para que se tornasse rei e liderasse uma nação. No entanto, Deus o conhecia além do que o seu exterior apresentava aos que o viam. Deus conhecia o seu coração – que era bom, íntegro e alinhado à Sua vontade – e, por isso, o escolheu e o ungiu diante de todos.

Anos mais tarde, esse mesmo julgamento se repetiria e causaria grandes problemas ao reinado de Israel. Isso porque Absalão (Ricky Tavares), o filho de Davi (Petrônio Gontijo) com Maaca (Michelle Martins), usaria de sua beleza inigualável para saciar a sua sede pelo poder.

“Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.” (II Samuel 14.25)

Vivendo de aparência:

Por não temer a Deus, Absalão usou a vantagem de sua aparência para conquistar aquilo que ansiava em seu coração, como explica a autora Cristiane Cardoso:

  • “Ele se aproveitou de sua posição de príncipe e sua beleza para ganhar todo Israel e assim usurpar o reino do pai. Pois é, aparências enganam, sempre enganaram”, escreveu nas redes sociais.

Essa característica no caráter de Absalão, infelizmente, é cada vez mais perceptível entre a humanidade. Em um mundo de aparências, muitos defendem que “o que realmente importa é aquilo que se vê”; assim, vivem a enganar os que estão ao seu redor, e pior…a si mesmos.

Elas criam o seu próprio personagem em função de agradar aqueles que a cercam, sem se dar conta de que estão desagradando o Único que vê além do que os olhos são capazes de enxergar, Aquele que esquadrinha o seu coração e os seus pensamentos, e Se deleita com a sinceridade.

  • “Pessoas assim tendem a pensar que podem escrever suas próprias histórias, porque pensam ser protagonistas… mas Absalão não era nem nunca foi protagonista. Aliás, nem Davi foi. Deus é o protagonista. Ele sabe de tudo, vê tudo, e nada nem ninguém consegue superá-Lo na história da humanidade. Por isso quem tem juízo, vive dentro da Sua Vontade. Quem não, vai forjar seu protagonismo até descobrir que tudo que fez e conquistou foi em vão”.

A Consequência:

Continue acompanhando os personagens da série Reis e adquira ensinamentos valiosos com suas histórias. A Consequência vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na Record Tv ou pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Instagram (@godllywoodoficial)