Ação de prevenção ao suicídio acontece em Palmas

Projeto Depressão tem Cura encabeçou movimento em alusão à data internacional

Imagem de capa - Ação de prevenção ao suicídio acontece em Palmas

O dia 10 de setembro é lembrado como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio e o projeto Depressão tem Cura (DTC) realizou ações em várias partes do Brasil. Uma delas foi em Palmas, capital do Tocantins.

Como foi:

  • Voluntários prepararam um cantinho do café em que os transeuntes recebiam a bebida e podiam conversar sobre seus problemas.
  • O local escolhido foi a movimentada Estação Apinajé, um ponto de referência da cidade. Além disso, quem por lá passava, ganhava exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”.
  • “Nosso objetivo é levar conscientização e superação por meio de frases, atendimento, orientações. Portanto, as pessoas não precisam sofrer caladas, nem enfrentar problemas de ordem emocionais sozinhas. Os agentes do bem estão dispostos a acolher e ajudar”, disse Thierry da Silva, coordenador local do projeto.
  • Ao todo, 50 pessoas participaram da ação.

Depoimentos:

“O atendimento foi muito importante, fez a diferença no meu dia. Estava muito desanimada e indisposta, mas as palavras dos voluntários me ajudaram”, disse Ester, de 17 anos.

“Assim que montamos a tenda e colocamos as mesas para atendimento, uma moça se aproximou, perguntando do que se tratava aquele movimento. A agente do bem a atendeu, ela desabafou: disse que tinha tentado o suicídio duas vezes, várias vozes em sua cabeça falam para ela tirar a vida. Por perder uma tia recentemente, sua situação se agravou. Conseguimos ajudá-la e pegamos seu contato para continuar dando assistência e realizar uma visita”, conta a voluntária Vitoria Eduarda Macedo Cardoso.

Saiba mais:

O projeto Depressão tem Cura (DTC) atua no Brasil e em vários países para ajudar as pessoas a vencer a depressão e outras doenças mentais.

Por isso, atendimentos online e presencial acontecem diariamente, além de ações para promover escuta e orientação aos que enfrentam problemas emocionais.

Assim, se você quer nossa ajuda, converse agora mesmo com um agente do bem pelo WhatsApp: 11 3573 3662.

Para ver mais ações do projeto ou tirar dúvidas, acesse o site e o Instagram oficial.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas