Ação social leva assistência a cerca de 300 pessoas em situação de rua em Curitiba (PR)
Voluntários oferecerão refeição, corte de cabelo e aferição de pressão
Nesta terça-feira (26), a partir das 19h, o programa social Anjos da Madrugada prestará assistência a cerca de 300 pessoas em situação de rua na Praça Generoso Marques – localizada na região central de Curitiba (PR). Durante o evento, haverá distribuição de marmitas e sucos.
Duas em cada mil pessoas que vivem em Curitiba estão em situação de rua, de acordo com dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
A iniciativa conta com o apoio de 75 voluntários, que ajudarão na organização, distribuição de donativos, e no atendimento e suporte emocional aos participantes. Além disso, profissionais estarão no local oferecendo serviços gratuitos, como corte de cabelo e aferição de pressão, para promover cuidados com a saúde e o bem-estar dos mais vulneráveis.
“Uma refeição, uma roupa nova, uma palavra de motivação e um cuidado já são suficientes para que elas acreditem que é possível mudar. Temos acompanhado histórias de pessoas que, graças às ações do programa social, têm recomeçado suas vidas”, afirma o responsável pela ação, Klebson Oliveira.
Ezequiel Alves foi uma dessas pessoas. “O Anjos da Madrugada me ajudou muito pois eu estava com problemas financeiros, muita tristeza e já havia pensado até em tirar a minha própria vida. Passando na praça, vi a ação e parei para ouvir o que estava sendo falado. Na semana seguinte, recebi um atendimento onde o voluntário me recebeu muito bem, falou que tinha jeito para mim e que era para eu não desistir”.
“Eu decidi seguir a orientação e continuei indo todas às terças às ações realizadas na praça. Já arrumei um trabalho e estou contente. A vontade de viver voltou”, comemora Ezequiel.
Amparo em todo lugar
Semanalmente, o Anjos da Madrugada realiza ações sociais para atender à população de rua nos 26 estados e no Distrito Federal. No dia 12 de novembro, voluntários do programa levaram assistência a cerca de 390 pessoas em situação de vulnerabilidade em diversos pontos da cidade de Bauru (SP). Com a ajuda de 85 colaboradores, a iniciativa distribuiu lanches, sucos, café, roupas e exemplares da Folha Universal.
No mesmo dia, em Fortaleza (CE), na Praça do Ferreira, 20 voluntários do Anjos da Madrugada ofereceram um lanche especial e suporte emocional a aproximadamente 60 pessoas necessitadas.