Ação social oferece serviços diversos a mais de 12 mil caminhoneiros
Em 14/7, cerca de 5 mil voluntários por todo o Brasil vão proporcionar corte de cabelo, aferição de pressão, limpeza de pele e doar refeições, livros e kits de higiene
No próximo domingo, 14/7, o programa social Guardiões da Estrada vai colocar 5.025 voluntários espalhados por 828 cidades, de todos os 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo: valorizar os caminhoneiros, proporcionando atendimentos de saúde e cuidados estéticos sem custo para mais de 12 mil, além de distribuir milhares de doações.
Os organizadores da iniciativa adiantam que serão oferecidos, por todo o Brasil, gratuitamente, serviços de corte de cabelo, aferição de pressão, suporte emocional, manicure e limpeza de pele. Também ocorrerá a doação de 5.922 refeições, 4.572 kits de higiene — com itens como sabonetes e creme dental — e 5.348 materiais de leitura, como livros e jornais.
Um estudo publicado em 2023, na revista científica BMC Public Health, sobre as condições e saúde dos caminhoneiros na América Latina, revela alta prevalência de hipertensão (34,2%) e diabetes (9,2%) entre os profissionais. Ainda, destaca que, no Brasil, a classe tem alto índice de sobrepeso ou obesidade: 56%, quase o triplo da população em geral no país (20,3%).
A pesquisa ainda menciona a regularidade — e os riscos — do uso de álcool e de outras drogas por motoristas de carga pesada. Por fim, atribui os dados preocupantes aos perigos do estilo de vida, às longas horas de trabalho e ao estado, muitas vezes ruim, das estradas e sinalizações.
Para enfrentar a solidão
Somente na capital paulista, 80 voluntários serão escalados para a ação social do Guardiões da Estrada, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. O local será a Rua Tito Flávio, no Jardim Julieta, perto do terminal Fernão Dias, a partir das 16h do domingo, 14/7. A estimativa do responsável por esta iniciativa do Templo de Salomão, Ricardo Cruz, é de que ao menos 80 pessoas sejam beneficiadas.
Ele chama a atenção para a importância de atender e zelar pelos caminhoneiros: “Queremos amparar uma classe que, de forma geral, não é muito valorizada pela sociedade. Especialmente, se considerarmos o trabalho extremamente importante que fazem”, reflete. Cruz continua: “É uma profissão solitária. Por isso, buscamos levar um conforto e mostrar que não estão sós”.
Com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida aos motoristas de carga pesada, o voluntário Fabio Danieli, de 47 anos, que participou de ação anterior do programa social, vê os profissionais como “guerreiros do asfalto”. O autônomo reforça que, se depender do Guardiões da Estrada, nunca estarão sozinhos.
Olay Nascimento, que tem 17 anos nas estradas, viu esse carinho de perto em evento recente no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, no mês de junho. “Fiquei muito contente, foi mesmo maravilhoso. Eu estava me sentindo em casa, entre os meus”, conta.
O caminhoneiro ainda comenta sobre os benefícios que as ações trazem: “Ajudam demais. Esse apoio nos postos, nas rodovias, nos enriquece emocionalmente. Em parte, compensa a falta da família”, considera.
Apenas entre janeiro e maio de 2024, o programa social Guardiões da Estrada já favoreceu 55.285 pessoas.
Agenda: Guardiões da Estrada em SP
Data: 14/7
Horário: 16h
Local: Rua Tito Flávio, s/n — Jardim Julieta, São Paulo, SP; ref.: perto do terminal Fernão Dias.