Acelerar vídeos e áudios pode impactar na saúde mental
Estudos recentes afirmam que esse hábito pode ser nocivo e causar falta de concentração e atenção em outros aspectos da vida
Estudos recentes apontaram que acelerar vídeos e áudios pode impactar na saúde mental dos indivíduos e causar além de falta de concentração, também falta de atenção em outros aspectos da vida.
De acordo com o professor de psicologia do Centro Universitário de Brasília, Carlos Manoel Rodrigues, estudos mostram que a aceleração de conteúdos pode aumentar o mind wandering (divagação mental, na tradução do inglês) e afetar a compreensão em algumas circunstâncias.
- “Para adultos e crianças, esse hábito pode dificultar a habilidade de se concentrar em atividades que demandam um processamento mais detalhado ou reflexivo, já que o cérebro pode se acostumar a um ritmo mais acelerado de estímulos”, explicou.
Isso também pode despertar ansiedade:
Atualmente, vivemos tempos em que nos deparamos com um alto volume de informações, seja pelas mídias tradicionais (como jornais e televisão) ou pelas mídias digitais, a exemplo do grande número de aplicativos e redes sociais disponíveis. Grande parte dessas plataformas oferecem recursos para acelerar o consumo de áudios e vídeos para uma suposta otimização do tempo.
No entanto, o hábito, além de causar falta de concentração e atenção, pode também despertar um quadro de ansiedade generalizada. Para os especialistas é fundamental entender o que leva o indivíduo a preferir uma velocidade mais rápida no consumo das informações.
Em entrevista ao R7, o conselheiro Rodrigo Acioli, do Conselho Federal de Psicologia, observou que existe uma espécie de obrigação de acelerar para obter mais informações.
- “Com toda a demanda que nós temos no dia a dia, nós nos sentimos na obrigação de acelerar para obter mais informações, responder com maior celeridade. É como se fosse uma reação nossa às demandas da sociedade”, pontuou.
Por isso, é fundamental limitarmos o tempo de exposição, criar intervalos regulares para desconectar e permitir que o cérebro descanse. E, além disso, fazer uma curadoria consciente dos conteúdos que consumimos, escolhendo informações relevantes e evitando a sobrecarga e a fadiga.
O que diz a Palavra de Deus:
A Palavra de Deus diz: “A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra”. (Provérbios 12:25)
Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso explica que a ansiedade tem sido um dos principais problemas da sociedade porque as pessoas não conseguem dormir bem, manter a concentração em uma tarefa, terminar o que começam.
- “Uma das razões é a velocidade com que a vida tem passado. Tudo está acontecendo mais rápido (…) A vida está mais acelerada. E se você não se cuidar, a sua mente vai se acelerar para tentar acompanhar o que está acontecendo. Inclusive, eles deram até um nome para uma síndrome, a FOMO (“Fear Of Missing Out”, do inglês, ou “medo de ficar de fora”). A pessoa quer saber tudo o que está acontecendo ‘no momento’. Mas isso é uma perseguição fútil e inútil. O mundo não vai desacelerar (…) Por que há muitas pessoas que para ‘funcionar’ precisam ficar tomando remédios para acelerar a mente e produzir mais? É porque essas pessoas querem acompanhar o ritmo do mundo ao redor. Isso vai lhe levar à doença”, analisou.
Segundo o Bispo, o que precisamos entender é que não temos que acompanhar tudo o que acontece ao nosso redor.
- “Você precisa se desligar. Desacelere do desnecessário. Se você acelera, você está se movendo mais rápido para uma direção. Então, alguém que acelera em direção a este mundo acelerado vai chegar à loucura. Volte a valorizar o que realmente importa (…) Cuide daquilo que importa: a sua vida com Deus, a Palavra de Deus, seu casamento, sua saúde (espiritual e física). Talvez, você terá a sensação de que estará ficando para trás vendo as pessoas correndo. Você será tentando a entrar nesse carrossel. Mas resista. Isso só vai aumentar a sua ansiedade e vai lhe levar à insanidade”, concluiu.
Aprenda mais sobre a fé inteligente:
Participe de um encontro de fé na Universal e conheça a fé que funciona.
No próximo domingo, dia 22 de setembro, acontecerá um grande evento chamado “O Dia da Troca de Pensamentos”.
O evento tem como alvo as pessoas que têm muita dificuldade com pensamentos recorrentes, de ansiedade e mente acelerada. Se você não consegue controlar os seus pensamentos, este evento vai te ajudar.
Compareça às 7h, 9h30 ou 18h. No Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou clique aqui e encontre também um templo mais perto de você.