Acesso à internet no Brasil equivale a 91,5% de domicílios

O levantamento divulgado pelo IBGE ainda aponta que 98,9% dos brasileiros acessam a internet pelo celular

Imagem de capa - Acesso à internet no Brasil equivale a 91,5% de domicílios

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso à internet no Brasil chegou a 68,9 milhões (91,5%) de domicílios em 2022. O aumento digital ainda revela a acessibilidade e popularidade dos dispositivos móveis entre os brasileiros.

Em detalhes:

A pesquisa realizada pelo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), indica que, entres os brasileiros de 10 anos ou mais, o acesso à internet é comum em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, computadores e televisões. Veja o percentual de equipamentos utilizados:

  • Celulares e smartphones: 98,9%
  • Televisões: 47,5%
  • Computadores de mesa e laptops: 35,5%
  • Tablets: 7,6%

O que dizem os especialistas:

Apesar do considerável avanço da internet no Brasil, as estatísticas alertam especialistas e estudiosos da área da tecnologia e comunicação quanto à finalidade do aumento de acesso à internet entre os brasileiros, que camuflam o seu uso indevido para jogos e redes sociais.

Para os especialistas, os dados se tornariam positivos se este uso da internet no país se referisse à busca por conhecimento e informações sobre outras fontes, culturas e países.

Com isso, é importante levar em consideração o uso produtivo das redes de internet, analisando a sua finalidade e os seus possíveis benefícios.

Leia também:

95% das crianças e adolescentes acessam internet. Veja os riscos

A internet está com os dias contados?

O LADO RUIM DE SER UM CRISTÃO DE INTERNET

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock