Acidentes domésticos: ocorrências podem ser evitadas com ações simples de prevenção
Todos podem ser afetados pela falta de cuidado. Proteja-se
O lar é conhecido como um ambiente de descanso, relaxamento e lazer, mas também é onde muitos acidentes acontecem, principalmente quedas, queimaduras, afogamentos e intoxicações. Segundo informações do Data SUS, sistema de dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2021 foram registrados 1.616 óbitos de crianças com idades entre zero e 14 anos causados por acidentes domésticos.
Diferentemente do que muitos possam imaginar, não são só as crianças que ficam vulneráveis, pois, dentro de casa, também existem verdadeiras armadilhas para os adultos. Estima-se que em 2022 houve um crescimento de 52% no número de acidentes domésticos relacionados à rede elétrica. De acordo com a Associação Brasileira de
Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os choques são a principal ocorrência, com média de 75 por mês.
Além disso, idosos estão suscetíveis a diversos acidentes, principalmente em razão das limitações motoras. Na ilustração ao lado, é possível ver formas de prevenir quedas e outras ocorrências que são comuns em residências.
Vale ressaltar que, além da prevenção, é necessário estar preparado para agir rapidamente em caso de acidente doméstico. A principal recomendação é conhecer os números do serviço de emergência ou deixá-los em um local de fácil visualização. Em caso de ocorrência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser acionado por meio do 192. Além de enviar socorro, os agentes estão treinados para passar orientações imediatas por telefone que podem auxiliar
no atendimento.