Ações sociais marcam o 31º aniversário da Universal em Moçambique
De janeiro a outubro deste ano, 477 mil pessoas foram beneficiadas por meio das iniciativas da Instituição
A Igreja Universal do Reino de Deus em Moçambique completou 31 anos no último dia 28. Mas muito além dessa data em especial é o trabalho evangelístico e social que a Instituição tem realizado ao longo desses anos para amparar o povo moçambicano. Apenas no período entre janeiro e outubro de 2023, 477 mil pessoas foram assistidas pelos programas sociais da Universal no país.
Já no mês de novembro, duas iniciativas importantes foram desenvolvidas no país, a fim de ajudar os necessitados: o Mercado Unisocial e a Campanha de Doação de Sangue.
Moçambique — país localizado no sudoeste do continente Africano — é o 7º país mais pobre do mundo, segundo o último ranking publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Além disso, 10% da população, o equivalente a 3,1 milhões de pessoas, vive em situação de insegurança alimentar aguda, de acordo com um estudo sobre a Segurança Alimentar Pós-Colheita de 2022–2023.
Tendo em vista a carência dos moçambicanos, o Mercado Unisocial é uma iniciativa que se faz mais do que necessária. Semelhante ao que é realizado no Brasil, a ação disponibiliza um espaço onde os alimentos não perecíveis, itens de hortifrúti e peças de roupas ficam expostos para que as pessoas possam escolher com dignidade aquilo que as suas famílias precisam e levem para casa gratuitamente.
O evento ocorreu em 14 cidades do país, e com isso, beneficiou cerca de 40 mil pessoas. Uma delas foi Floriana Sucana, que relatou que estava há muitos dias sem ter algo para comer e, em meio a lágrimas, afirmou que os alimentos iriam ajudá-la. “Estou feliz pelo que estão me dando, porque não tinha o que comer. Não tenho filhos, não tenho nada”.
Com o apoio de 6 mil voluntários, o programa Unisocial distribuiu na ação itens de primeira necessidade, assim como, prestou atendimento e apoio emocional aos necessitados, a fim de levar a eles uma palavra de ânimo e força para superar as dificuldades da vida.
Um presente para a população de Maputo
No dia 10 de novembro, Maputo comemorou o seu 136º aniversário. E em meio às festividades da cidade, aconteceu também o “Mercado Unisocial”, no Cenáculo Maior da Universal, na capital de Moçambique.
“A iniciativa de oferecer a possibilidade de escolher que produto faz falta em casa é inovador, e muito bom. Gostaria de parabenizar a Igreja Universal por isso e parabenizar pelo fato de ter contribuído para dar mais brilho, mais cor, mais alegria às festividades da cidade de Maputo”, disse Alice de Abreu, Vereadora da Saúde e Ação Social de Maputo, que esteve presente no Mercado Unisocial.
No evento, mais de quatro mil pessoas receberam senhas que davam acesso a donativos básicos, como arroz, feijão, farinha, sal e óleo, além de peças de roupa, frutas, verduras e legumes. Ao todo, foram mais de 10 toneladas de alimentos não perecíveis doados.
Para o responsável pela Universal em Moçambique, Bispo Alaor Passos, o alimento é importante, mas não é o principal. “Os alimentos vão ajudar, mas nós sabemos que eles vão acabar. Ao contrário da mensagem que passamos para essas pessoas, de que elas não estão sós”. Ele ainda afirmou que é “um prazer, no aniversário de Maputo, poder presentear a cidade, ou pelo menos uma pequena porção dela”.
Doando vida
Além do Mercado Unisocial, uma outra iniciativa dos programas sociais da Universal de Moçambique que ficou em evidência foi a Campanha de Doação de Sangue, que iniciou em novembro e se estenderá até o fim de dezembro.
Cerca de 10 mil doadores estão sendo mobilizados para contribuir nos pontos de coleta de sangue instalados nos templos da Universal de 14 cidades moçambicanas. A estimativa é que cerca de 40 mil pessoas sejam beneficiadas, considerando que uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.