Aeroportos brasileiros recebem ação de combate à depressão
Evento ofereceu suporte emocional à população em 25 cidades do país
O Depressão Tem Cura (DTC) promoveu no último domingo (2) o “Stop Depression nos Aeroportos”, em 25 cidades brasileiras. A iniciativa, realizada em um cenário com alta circulação de pessoas, proporcionou um alcance significativo para seu objetivo: conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, assim como, oferecer apoio emocional a quem sofre com depressão.
Segundo o responsável pelo programa social, Jefferson Garcia, a ideia de atuar nos aeroportos surgiu em uma conversa “entre um voluntário do DTC e um piloto de avião, que disse ‘nossa classe profissional também precisa de ajuda’”.
De acordo com dados do Ministério da Previdência Social, em 2023 foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais, no Brasil. Esse número representa um aumento de 38% em relação a 2022, quando as concessões totalizaram 209.124.
Com cerca de 500 voluntários engajados, o DTC realizou abordagens a frequentadores, passageiros e funcionários, por meio de folhetos e revistas informativas, além de distribuir às pessoas exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, da Dra. Eunice Higuchi.
A iniciativa visou alcançar não apenas indivíduos diagnosticados com depressão, mas também aqueles que podem estar enfrentando dificuldades emocionais e não buscam ajuda, por falta de informação ou de uma rede de auxílio.
A voluntária Michelle Rodrigues, de 38 anos, que participou da ação no aeroporto de Congonhas em SP, conta que ficou muito feliz em poder ajudar e ouvir o desabafo das pessoas, pois esse é o trabalho do programa social. “Além de levar o apoio emocional, levamos esperança a quem vive com a saúde mental fragilizada”.
Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o DTC desenvolve ações em todo o Brasil, a fim de trazer amparo e força aos que perderam a vontade de viver. Em 2023, a iniciativa beneficiou 1,2 milhão de brasileiros.