Ajuda humanitária chega às vítimas de incêndio na comunidade de Olaria, na zona sul de SP

Tragédia afetou cerca de 300 famílias; iniciativa levou doações de itens de primeira necessidade nesta terça (25)

Imagem de capa - Ajuda humanitária chega às vítimas de incêndio na comunidade de Olaria, na zona sul de SP

Na madrugada desta terça-feira (25), um grande incêndio atingiu a comunidade de Olaria — localizada na zona sul de São Paulo — e afetou cerca de 300 famílias. No mesmo dia, por volta das 18h, voluntários do programa Unisocial EVG se mobilizaram para prestar assistência às vítimas da tragédia, por meio de doações e apoio emocional.

A iniciativa distribuiu aos afetados 400 kits de higiene pessoal, 320 pacotes de lenços umedecidos, 300 litros de água, 250 peças de roupas e 70 cestas básicas.

O voluntário Vagner de Azevedo, 30 anos, conta que, logo pela manhã, havia visto imagens da comunidade de Olaria e ficou impressionado, mas que pessoalmente, o cenário estava ainda mais caótico. “Ao chegar lá, encontramos uma situação desesperadora. Primeiramente, pelo local, que já é desprovido de saneamento básico e segurança, com pessoas que, claramente, passam por dificuldades; e segundo, porque perderam o pouco que têm. O fogo destruiu totalmente a residência de muitos habitantes”.

Além do amparo social levado às vítimas do incêndio, os 25 voluntários do programa envolvidos na ação buscaram também oferecer apoio e acolhimento, por meio de palavras de força e esperança, para aqueles emocionalmente fragilizados pelo acontecimento.

“A realidade que encontramos ali na comunidade foi de moradores que perderam seus móveis, roupas e a própria casa. As pessoas acabam ficando, de certa forma, na dependência daqueles que têm disposição de ajudar, e é isso que nós fazemos. Damos, além do suporte físico, o apoio emocional, para poderem encontrar forças para reconstruírem suas vidas”, explica o responsável da iniciativa na zona sul de SP, Renato Dias.

O programa Unisocial EVG — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — realiza, frequentemente, ações sociais para amparar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, e também levar ajuda humanitária a vítimas de catástrofes. Somente em 2023, a iniciativa beneficiou 1,4 milhão de brasileiros.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas