Além do virtual: o limite saudável para o uso das redes sociais

Brasil é o terceiro país que mais consome plataformas digitais no mundo

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países que mais consomem internet no mundo, atrás apenas da Índia e da Indonésia.

Quadro-geral:

O levantamento realizado pela Comscore aponta que o tempo gasto por brasileiros em plataformas digitais, entre elas, as redes sociais, aumentou cerca de 31% entre o início de janeiro de 2020 ao fim do ano passado. No total, mais de 356 bilhões de minutos conectados por cada usuário.

Pelos números:

  • Na ordem, o YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Kwai, Twitter, Pinterest e LinkedIn são as redes sociais digitais mais acessadas.
  • Estar em apenas uma rede social não é o suficiente para muitos dos usuários, 51% daqueles que acessam o Instagram também acessam o TikTok, por exemplo.

O que analisar:

Por ser culturalmente comunicativo, o brasileiro se destaca em relação à busca por compartilhar suas atividades diárias e suas conquistas pessoais, porém, a utilização excessiva desses meios digitais pode ser vista como um grande atraso ao desenvolvimento dos usuários, sem contar nos diferentes riscos à saúde emocional e vínculos sociais.

Assim, é possível manter hábitos saudáveis quanto o uso das plataformas, sendo elas:

  • Monitore o seu tempo de uso.
  • Defina um intervalo para checar informações, em vez de visualizá-las a cada vez que chegarem até o seu dispositivo.
  • Não durma com o celular. No seu momento de descanso, desconecte-se para aproveitar melhor uma noite de sono.
  • Separe um momento para tratar de assuntos importantes como o trabalho nas plataformas digitais.
  • Uso o seu tempo livre em atividades fora das telas.

Entenda:

A tecnologia desenvolvida é uma importante ferramenta para a humanidade, o problema existe quando os seus usuários trocam a vida real por uma fictícia, virtual, sem se dar conta dos danos que os limites ultrapassados podem lhe causar. Por isso, jamais deixe de investir na sua vida fora das telas, pois ela sim pode trazer resultados saudáveis e permanentes para o seu corpo e para o seu espírito.

Leia também: “Redes sociais e os danos às redes humanas”

 

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock