Amamentação é fundamental para a criança e para a mãe

Conheça o Agosto Dourado, os benefícios do aleitamento materno e a melhor maneira de amamentar o seu bebê

Imagem de capa - Amamentação é fundamental para a criança e para a mãe

Desde 2017 acontece no Brasil o Agosto Dourado, uma campanha para reiterar a importância da amamentação. Aliada ao Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, a campanha serve para conscientizar sobre a importância do leite humano para o desenvolvimento da criança. Há estudos que comprovam que a amamentação previne doenças não só para o bebê, melhora seu desenvolvimento cognitivo e motor, mas também para a mãe, pois age na prevenção de enfermidades (leia mais informações nos
quadros abaixo).

Para José Martins Filho, pediatra da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e professor de pediatria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a defesa do aleitamento materno é atualmente uma grande luta da pediatria internacional. “Sabemos que a amamentação diminui a mortalidade infantil, melhora a inteligência das crianças, diminui doenças graves da mãe e do bebê e promove seu desenvolvimento psicoemocional: são crianças mais tranquilas, mais saudáveis, que se comportam melhor, são menos irritadas e menos agitadas”, afirma.

Segundo o pediatra, o leite materno é muito melhor do que qualquer outro leite. “Ele é próprio para a espécie humana. Há milhões e milhões de anos de evolução, ele é produzido pela mãe exatamente com as características específicas para proteger o bebê nos primeiros anos de vida. Até porque o bebê nasce com uma série de necessidades específicas, principalmente imunológicas”, diz.

Ele explica que “o bebê que é amamentado com o leite materno tem um desenvolvimento psicossocial e cognitivo mais adequado do que os bebês que não são, porque esse leite beneficia o desenvolvimento cerebral e algumas áreas neuronais que favorecem o conhecimento e a capacidade intelectual”.

Martins Filho ainda ressalta: “a mulher precisa ser orientada, ajudada, apoiada pela família, pelo marido e pela equipe de saúde, que devem mostrar a ela a importância, as vantagens do leite humano e a proteção contra infecções para a criança e para a mãe”.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Edi Edson