Amparo em meio à jornada pesada: Iniciativa presta assistência a 12 mil motoristas

A maioria dos caminhoneiros autônomos brasileiros trabalha de 9 a 12 horas por dia, aponta pesquisa

Imagem de capa - Amparo em meio à jornada pesada: Iniciativa presta assistência a 12 mil motoristas

Cerca de 6 mil voluntários do Guardiões da Estrada atuarão neste domingo (15) nas principais rodovias, terminais de cargas e postos de combustíveis a fim de prestar assistência a caminhoneiros de 720 cidades brasileiras. As ações do programa social – que ocorrerão nos 26 estados e no Distrito Federal – visam apoiar aproximadamente 12 mil motoristas com doações e serviços gratuitos. Em São Paulo, o evento será realizado a partir das 16h, no Posto Sakamoto II, em Guarulhos (SP).

Embora o “Dia do Caminhoneiro” seja celebrado em 16 de setembro, o apoio social do Guardiões da Estrada vai além dessa data. Mensalmente, voluntários organizam uma ação para levar mais conforto e esperança aos profissionais.

No evento de setembro, voluntários distribuirão cestas básicas, refeições, kits de higiene pessoal e livros. Além disso, serão disponibilizados gratuitamente, serviços como corte de cabelo, manicure, aferição de pressão, teste de glicemia, assistência jurídica, e em algumas localidades, atendimento com fisioterapeuta.

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) revelou que a maioria dos caminhoneiros autônomos brasileiros trabalha de 9 a 12 horas por dia, o que corresponde a 65% dos mais de mil profissionais entrevistados. Além disso, o estudo revelou que um em cada quatro caminhoneiros trabalha mais de 13 horas diárias.

Mais que o amparo físico, o programa social tem como objetivo proporcionar momentos de paz e suporte emocional, oferecendo palavras de ânimo e esperança para aqueles que enfrentam longas jornadas longe de casa e sem companhia.

“Fui bem recebido, cortei o cabelo, fiz a barba e ganhei um presente”, relata Alexsandro de Paula, que trabalha nas estradas há sete anos e participou de uma das ações do Guardiões da Estrada.

Amparo em MG

Em Minas Gerais, um dos principais eventos acontecerá neste domingo (15), às 16h, no Posto Bonanza, em Morada Nova (MG). Cerca de 70 motoristas receberão kits de higiene, exemplares da Bíblia e bonés. Voluntários proporcionarão também café da tarde, corte de cabelo, aferição de pressão e orientação jurídica sobre questões familiares e trabalhistas.

O responsável pelo Guardiões da Estrada em MG explica que a rotina dos caminhoneiros é bastante desafiadora. “Diversos fatores influenciam seu dia a dia, como longas horas na estrada, prazos apertados, isolamento, trânsito, segurança, cuidados com o veículo e saúde. Todos esses fatores somados criam um ambiente de trabalho onde o estresse predomina”.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: cedida