Ana tinha a alma amargurada, mas fez um voto e confiou em Deus
A série Reis, da Record TV, apresenta a mulher que colocou a Fé em ação em prol da realização de seu grande sonho
Na terça-feira, 22 de março, o público da Record TV acompanhou a estreia de Reis. A superprodução conta a história de Israel com muitas emoções, batalhas e detalhes das ações dos principais reis que conduziram aquela nação, conforme narrado na Bíblia. A série é baseada nos livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes e ainda explora a fundo os escritos de 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas.
Desde o primeiro episódio da temporada de estreia, chamada A decepção, a trama está recheada de exemplos de amor, corrupção, mentiras, provocações, ameaças e, claro, Fé. Dentre as histórias contadas está a de Ana (Branca Messina), esposa de Elcana (Fernando Pavão). Eles formam um casal que se ama profundamente, embora Ana não conseguisse gerar filhos, razão pela qual ela concordou que outra mulher desse continuidade à descendência de Elcana. Foi assim que Penina (Julia Guerra) entrou na família e gerou filhos. Entretanto a preferência de Elcana por Ana era evidente.
Como as cenas da série mostraram, Penina humilhava Ana e zombava de sua Fé em um Deus que não lhe dava filhos e, por isso, Ana chorava e não tinha vontade de comer. Elcana questionava: “Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1.8).
Ana tinha se tornado uma mulher com alma amargurada porque seu sonho não se realizava e pelas frequentes humilhações que sofria da parte de sua rival. No entanto Ana tinha a seu favor a Fé no Deus Vivo e isso a fez ir ao Templo e orar ao Senhor. Ela fez um voto, dizendo: “Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida” (1 Samuel 1.11). Ela seguia orando e chorando enquanto era observada pelo profeta Eli (José Rubens Chachá), que pensou que ela estivesse embriagada com vinho e, por isso, a repreendeu. Ana respondeu: “não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor” (1 Samuel 1.15). E o profeta disse para que ela fosse em paz e que o Deus de Israel concedesse seu pedido.
Depois de fazer o voto com Deus, ela teve tanta certeza que alcançaria seu milagre que se alegrou e seu semblante já não era o mesmo e seu marido também se alegrou com a felicidade da mulher amada.
Entretanto Penina continuava com as provocações. Em cenas que mostram um jantar, Penina humilha Ana ao dar apoio ao amigo Jeodás (Augusto Zacchi), que anunciava que pretendia se casar novamente e repudiar a primeira esposa, que não lhe dava filhos. Embora desconfortável com o assunto, Ana confiava em Deus e o Senhor atendeu seu pedido: ela deu à luz um filho e o chamou de Samuel (Rafael Gevú). Conforme havia prometido em seu voto, depois que o menino desmamou, ela o levou à casa do Senhor, em Siló, e o entregou ao profeta Eli para que ele servisse a Deus por todos os dias de sua vida. Ana primeiro fez um voto e confiou no Senhor e depois fez o sacrifício.
Faça um voto com Deus
Ana poderia ter se conformado com aquela situação e ser para sempre uma mulher amargurada e triste, mas ela escolheu entregar para Deus aquilo que mais almejava. Assim, parou de olhar para o filho que não tinha e passou a confiar em Deus, pois ela entendia o poder e o peso de um voto feito no Altar.
Na vida, sempre aparecerão “Peninas” para debochar de sua Fé e fazer você focar naquilo que ainda não alcançou, mas a escolha de como agir diante disso é toda sua. Deus abençoou Ana de tal maneira que, depois de Samuel, ela ainda gerou outros filhos. Quem confia em Deus e entrega a Ele sua vida é surpreendido com Seu poder, que realiza mais do que sonhamos ou esperamos.
Continue aprendendo com os erros e os acertos de um povo e seus governantes exibidos na série Reis, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, na tela da Record TV.