Andar na carne ou no espírito?
O apóstolo Paulo disse: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. (Romanos 8.1). Muitas pessoas dizem que creem em Deus, mas não sabem se estão na carne ou no espírito.
Geralmente, as pessoas que vão até a Igreja chegam com problemas espirituais e, por isso, andam na carne. Outras até pensam que têm o Espírito Santo, mas são usadas pelos espíritos imundos, pois o diabo se passa por anjo de luz.
Então, não é possível dar crédito a todas as pessoas que falam sobre gozo, alegria e riso, porque muitas delas têm essas sensações, mas estão com problemas espirituais.
É preciso entender que os sentimentos e as sensações de bem-estar, normalmente, não são de Deus. Ele é Espírito e, por isso, não tem alma nem coração. Já o ser humano é espírito, alma e corpo. A alma é simbolizada pelo coração e é considerada a carne que o apóstolo Paulo relata.
Então, quando a pessoa está na fé do Senhor Jesus, ela não anda na emoção. O coração dela sente vontade, mas quem toma as decisões é o espírito dela.
Portanto, quando Paulo diz que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, é porque essas pessoas vivem na Palavra de Deus e têm a mente dEle, enquanto a pessoa que anda segundo a carne só segue as emoções e os sentimentos.