Anjos da Madrugada ajudam população de rua da Moldávia

País é um dos mais pobres da Europa; temperatura chegou a -6°C na capital esta noite

Imagem de capa - Anjos da Madrugada ajudam população de rua da Moldávia

O programa social Anjos da Madrugada realizou, nesta terça-feira (15), a distribuição de sopas, pães e chá para pessoas que vivem em situação de rua em Chisinau, capital da Moldávia. O país é considerado um dos mais pobres da Europa.

Chisinau registrou nesta data uma temperatura mínima de -6°C e máxima de 6°C. Todavia, nem a baixa temperatura impediu que os voluntários do programa social saíssem às ruas a fim de ajudar o próximo. A ação beneficiou cerca de 50 pessoas.

“Na Moldávia, uma em cada três pessoas tem que viajar para ganhar a vida em outro país para sustentar a família. Nesta época de inverno, é lamentável ver as pessoas em situação de rua que têm passado fome, e que, para suportar o frio, optam por bebidas alcóolicas”, explica Eder Figueiredo, responsável pela ação social.

A ação dos Anjos da Madrugada na Moldávia é realizada todas às terças-feiras e tem por objetivo levar amparo social à população de rua.

Para o voluntário Aleksandr Frunze, de 43 anos, este trabalho é de suma importância, tendo em vista o apoio aos necessitados e desfavorecidos.

“Uma senhora aposentada ficou sozinha e sem nenhum familiar. Ela recebe uma pensão de 50 euros mensalmente e não consegue se manter. Através das ações do programa social, ela tem recebido não só o apoio físico, mas também o emocional. É muito gratificante poder estender a mão amiga para alguém”, explica.

A Moldávia é um país localizado no leste da Europa, faz fronteira com a Romênia e a Ucrânia e tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0.75, ocupando o 90º lugar no ranking mundial.

Criado em 1980, o Anjos da Madrugada é mantido pelo Igreja Universal do Reino de Deus em 45 países. Os voluntários atendem pessoas em situação de rua, como pedintes, ambulantes, catadores de papel e desabrigados, e realizam doações de roupas, cobertores e alimentos, além de oferecerem atendimentos jurídicos e de saúde.

Em 2021, 1.125.889 pessoas foram beneficiadas com as ações do Anjos da Madrugada em todo o mundo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom