Anjos da Madrugada ajudam sem-tetos na Europa
Em 2020, a ajuda humanitária chegou a 1,2 milhão de pessoas em situação de rua em todo o mundo
No mês de junho,sem-tetos da Alemanha, Irlanda, Moldávia e Rússia foram beneficiados com a doação de roupas, comida e outros itens pelo programa social Anjos da Madrugada. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas durmam nas ruas na Europa, o que representa um crescimento de 70% em dez anos.
Mncedisi Sola, responsável pelos Anjos da Madrugada na Irlanda, diz que as ações do programa social cresceram com a pandemia de Covid-19. “Saímos durante o inverno para dar apoio aos moradores de rua. Também doamos meias, luvas e outros itens para ajudálos a se proteger nas noites frias, além de sanduíches e bebidas quentes. Às vezes, encontramos pessoas desesperadas. Transmitimos a elas uma palavra de apoio para que consigam superar as dificuldades”, relata.
Nas cidades irlandesas, os imigrantes ilegais são os que mais sofrem, pois não conseguem receber o apoio financeiro oferecido pelo governo. Na Alemanha, o programa social distribui peças de vestuário, calçados, brinquedos, produtos de higiene e alimentos.
Já na Rússia, a ajuda humanitária chega à população em situação de rua no Centro de Adaptação Social e no terminal ferroviário Yaroslavski Vacsal, ambos localizados na capital, Moscou. Os voluntários distribuem sopa, pão e chá e agasalhos. Os sem-tetos da Moldávia também recebem o apoio da ação social.
Os Anjos da Madrugada atuam no Brasil e em mais 46 países. Só em 2020, os 31,3 mil voluntários do programa auxiliaram 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo.