Ansiedade é a palavra do ano para os brasileiros

Além disso, problema cresce entre crianças e adolescentes de forma alarmante. Como lidar?

Imagem de capa - Ansiedade é a palavra do ano para os brasileiros

Ansiedade foi eleita a palavra do ano de 2024 para os brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela CAUSE, em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e PiniOn.

Entenda:

A escolha passou por um processo de duas etapas. Primeiro, um grupo de especialistas em comunicação e ciências sociais definiu cinco palavras que capturam as dinâmicas e preocupações do ano.

Em seguida, as palavras foram submetidas a uma pesquisa quantitativa com amostra representativa da população, a partir de dados do Censo 2022 do IBGE, que consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país.

O termo liderou o levantamento com 22% das menções, seguido por “resiliência” (21%), “inteligência artificial” (20%), “incerteza” (20%) e “extremismo (4%).

Além disso:

A palavra não é só realidade entre adultos, mas entre crianças e adolescentes. Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo mostra que o número de pessoas com até 17 anos atendidas com sintomas de ansiedade no estado teve alta de 456% em oito anos: procedimentos clínicos e internações foram de 2.607 em 2015 para 14.748 em 2023.

Os atendimentos por depressão nessa mesma faixa etária também aumentaram: passaram de 1.951 em 2015 para 4.903 em 2023, um aumento de 151%.

De acordo com os especialistas, entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da ansiedade, está a influência do ambiente externo. E quando ela e a depressão coexistem na adolescência, os efeitos podem se estender e até se agravar na vida adulta, aumentando também a ocorrência de obesidade e problemas para dormir.

Como lidar:

Apesar do problema da ansiedade estar em alta, ela sempre fez parte do ser humano e há séculos o Senhor Jesus já falava sobre ela.

Ele deixou um segredo para vencê-la em Mateus, capítulo 6. “É como se Ele dissesse: ‘Olha, vocês nunca vão resolver nada com ansiedade e o melhor que vocês podem fazer é buscar primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça’. Então, se você não sabe o que fazer, busque que Deus reine em sua vida. Buscar o Reino de Deus é: ‘Olha, Deus, o Senhor governa a minha vida. Eu quero saber o que o Senhor me orienta a fazer’. E quando Ele te orientar, coloque toda a força nisso”, explica o Bispo Renato Cardoso.

A verdade é que não conseguimos resolver tudo de uma vez e pode ser que, antes de resolver um problema, venha outro. “Isso se chama ‘vida’ e será assim até morrermos. Mas, graças a Deus, temos a promessa dEle de que Ele vai nos guiar até o fim. Mas você tem que confiar”, realça.

Vida a Cores:

Se você, um familiar ou conhecido enfrenta alguma dessas doenças da alma, participe do maior evento de combate à depressão: o “Vida a Cores”.

Será dia 22 de Dezembro, na Universal em todo o Brasil (consulte o endereço mais próximo). Em São Paulo, acontecerá especialmente às 9h30, no Templo de Salomão.

Além disso:

O evento é promovido pelo projeto Depressão Tem Cura (DTC), que atua combatendo a depressão, a ansiedade e os demais problemas emocionais, tão comuns nos dias de hoje.

Conheça mais sobre o grupo por meio do site “Depressão Tem Cura – É possível, sim, vencer a depressão e podemos te ajudar” e da página oficial no Instagram.

Se você precisa de ajuda agora mesmo e quer conversar com um agente do bem, envie a sua mensagem para o WhatsApp: (11) 3573-3662.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock