Antidepressivos x efeitos colaterais
Os possíveis efeitos físicos e mentais dos medicamentos vão de dores de cabeça, confusão mental a sintomas mais graves
Na mesma medida em que aumentam os diagnósticos de depressão e ansiedade, aumenta a prescrição de antidepressivos.
Números:
- Dados do Conselho Federal de Farmácia mostram que a venda de antidepressivos e estabilizadores de humor no Brasil cresceu cerca de 58% entre os anos de 2017 e 2021.
- Nos Estados Unidos, 13% dos adultos com 18 anos ou mais tomam algum medicamento antidepressivo. É o que mostram os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país.
- No Reino Unido, o percentual chega a 14,7%, de acordo com o censo demográfico de 2021.
Entretanto:
- Como qualquer medicação, estes também podem ter efeitos colaterais indesejáveis. Assim, também crescem relatos de pacientes que não foram bem orientados em relação a eles.
- Os possíveis efeitos colaterais físicos e mentais dos antidepressivos vão de dores de cabeça, confusão mental a efeitos mais graves, como perda da função sexual e pensamentos suicidas.
- Recentemente a BBC publicou a história de Dylan Stallan que desde os 16 anos usava medicamentos para tratar dismorfia corporal e depressão. Quando completou 18 anos esta medicação foi alterada e dois meses depois Dylan cometeu suicídio – após também beber álcool.
- A mãe, Seonaid, estava presente na consulta e disse à reportagem que não foram informados de que, antes de melhorar, o jovem poderia se sentir pior com o novo medicamento. Além disso, o médico citou que não havia problema em beber álcool enquanto usava o antidepressivo – o que, na verdade, traria riscos.
Ajuda que vai além dos remédios:
É importante sempre aliar a fé à ciência. Isto é, seguir as recomendações médicas, mas não deixar de lado o mais importante: as orientações da Palavra de Deus. Pois quem pode conhecer melhor a mente humana do que o seu Criador?
“Talvez, você não se submete à Palavra de Deus, mas se submete às palavras da bula do remédio, do governante, das redes sociais, vai ao médico e ele diz: ‘você tem que tomar este remédio, mas ele tem efeito colateral, que pode ocasionar isso ou aquilo’. A palavra do médico, na melhor das intenções, vai receitar algo que vai curar, mas, também, causar outros problemas. Porém, a Palavra de Deus nunca dará efeitos colaterais em você, porque ela é boa, perfeita e agradável. Ele nunca vai te mandar fazer uma coisa que faz mal”, reflete o Bispo Renato Cardoso.
A verdadeira paz:
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:6,7
Lançando temores, complexos, ansiedades, medos e qualquer preocupação aos pés do Senhor, Ele promete em troca dar paz. A verdadeira paz.
“A paz que excede todo o entendimento é Divina e independe de circunstâncias. Não se trata de um bem-estar emocional, mas de uma tranquilidade na alma que não se abala, ainda que, ao redor, tudo pareça desmoronar. Essa paz que vem de Deus é consequência de uma confiança completa nEle. Além de nos dar a certeza de que o Senhor está cuidando de nós, essa paz guarda o nosso coração da angústia e a nossa mente das preocupações”, completa o Bispo Macedo.
Além disso:
Participe do encontro desta quarta-feira e entenda melhor o que significa esta vida de confiança e paz em Deus. Os horários são 10h, 15h e 20h.
Você pode comparecer no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima.