Aos que se sentem incapazes

Mesmo que não apresentasse qualificações para governar uma nação, Deus escolheu Salomão por uma razão

Imagem de capa - Aos que se sentem incapazes

Alguma vez na vida você já disse frases como “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou ninguém”? Pois bem, o sentimento de incapacidade é comum quando nos deparamos com um obstáculo, uma situação considerada difícil ou até mesmo uma nova responsabilidade. Junto à sensação de pequenez  que oprime inúmeras pessoas, vem o medo, a insegurança, dúvidas e pensamentos que, se alimentados, tornam-se em seu principal motivo de derrota.

Em Reis – A Consequência, a insegurança quanto a sua capacidade para assumir o trono de Israel era a razão dos maiores temores de Salomão.

Assista à cena:

De fato, Salomão não era dotado de talentos ou grandes habilidades, não encontrava graça diante do povo e nem sequer possuía influência. No entanto, mesmo que não apresentasse qualificações para governar uma nação, Deus havia lhe escolhido por uma razão. A sua dependência em Deus não só o capacitou, mas o tornou no rei mais sábio e mais rico de toda a história de Israel.

Vale notar:

Abraão, Moisés, Gideão, Davi e Salomão. Nenhum desses homens escolhidos por Deus para realizar as Suas maravilhas dispunham de características notáveis entre os demais, pelo contrário. Todos, ao serem elegidos pelo Altíssimo, apresentaram as suas debilidades, fraquezas e incapacidade. Eram homens comuns, repletos de medos e insegurança.

O critério de Deus:

Talvez, você esteja se perguntando: “Por que então eles foram escolhidos?”. Muitos não entendem, mas o parâmetro de escolha de Deus é contrário ao que o mundo julga como o mais adequado.

O Bispo Renato Cardoso esclarece a razão da preferência de Deus pelos “zés-ninguém” em detrimento daqueles que julgam ser mais qualificados ou melhores para assumir tal posição:

  • “Não é difícil entender. Se Deus preferisse usar essas pessoas para fazer a sua obra neste mundo, a gloria não seria dEle, seria delas. O fato dEle escolher o oposto, mostra o Seu poder. Quando Ele faz essas maravilhas, não foi porque elas eram alguma coisa, mas pelo poder dEle”.

Ele também explica que a atitude de reconhecer a sua pequenez e buscar em Deus a sua capacidade nos qualifica para sermos usados por Ele. Assim, ter a sua dependência e confiança no Altíssimo nos torna aptos para vencer quaisquer que sejam as barreiras e fazer a diferença onde estivermos em Seu nome.

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1.26-31)

Saiba mais sobre o assunto assistindo à reflexão completa na íntegra (clique aqui)

O que fazer:

Se você se sente incapaz e a sua vida está imóvel pelo sentimento de insegurança, saiba que você pode mudar esta situação.

  • Entenda que aquilo que sente não diz sobre quem você realmente é;
  • Coloque a sua dependência em Deus e Ele suprirá as suas necessidades e lhe capacitará;
  • Confie nEle, vá em frente, pois Ele te escolheu!

“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” (II Coríntios 3.5)

A Consequência:

Continue acompanhando as histórias e os ensinamentos da série Reis, de segunda a sexta, às 21h, na Record Tv ou pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Record Tv