Apesar da violência, é possível promover a paz

Torneio de futsal, realizado pelo grupo Universal nos Presídios do Maranhão, movimenta antigo CDP de Pedrinhas. Veja como foi

Imagem de capa - Apesar da violência, é possível promover a paz

Recentemente, uma briga entre detentos, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís, antigo CDP de Pedrinhas, localizado no estado do Maranhão (região nordeste do País) ocasionou a morte de um interno de 25 anos. De acordo com a nota da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), o jovem foi encontrado morto no local.

Infelizmente, esse não é o primeiro caso na instituição. Somente neste ano 6 detentos morreram em circunstâncias parecidas, ou seja, brigas, motins, entre outros.

Apesar de toda violência, há quem procure promover a paz no local, a exemplo do que tem feito os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP), cuja coordenação do trabalho no estado é do pastor Venino Aragão de Souza, o qual, recentemente, organizou um torneio de futsal com os detentos do Complexo.

“O esporte, seja qual for a modalidade, é uma excelente ferramenta de união, entretenimento, que estimula a disciplina e o companheirismo entre os participantes. Por esse motivo, além do trabalho evangelístico que executamos por lá, procuramos, também, realizar eventos especiais, a fim de fortalecer a união entre todos”, ressaltou o pastor, lembrando que o local abriga hoje 480 homens cumprindo pena.

Integração e fé

O torneio teve como objetivo principal promover a integração entre os internos por meio do esporte. Durante toda a atividade os detentos se mantiveram motivados, integrados, vivendo momentos de descontração, tendo como base a Palavra de Deus em suas vidas.

Os internos estavam uniformizados, as partidas foram amigáveis e duraram cerca de 5 horas, incluindo a premiação: exemplares do livro Nada a Perder 3, do bispo Edir Macedo, e litros de refrigerantes a todos.

Ao final, os internos receberam orações especiais e ouviram uma Palavra de fé, a fim de refletirem sobre a vida, o perdão e a Salvação da alma.

Quer saber mais a respeito do trabalho da Universal nos Presídios por todo o País? Acesse o blog oficial do grupo, clicando aqui.

Outras informações sobre a Igreja, procure o endereço mais perto da sua casa.

(*) Com informação do grupo Universal nos Presídios do Maranhão

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares (*) / Fotos: Mídia UNP/MA