Apoio emocional a alunos
Eventos, palestras e atendimentos motivacionais são promovidos pelo Projeto Help
O trabalho do Projeto Help está presente em centenas de escolas de rede pública ou particular e universidades de diferentes localidades do País. Em alusão ao Mês do Estudante, celebrado ao longo de agosto, mais de 300 alunos e funcionários da Escola Municipal José Vilaça Guimarães, localizado em Betim (MG), participaram do evento Superação Nota 10.
Promovido e organizado por voluntários do projeto, o evento, que aconteceu no último dia 9 de agosto, contou com apresentações de dança, jogos de mesa e competições esportivas entre as classes. Além das atividades, apoio emocional também foi disponibilizado por meio da palestra “Decida Lutar Por Você”, que proporcionou aprendizados acerca da estabilidade e bem-estar interior.
Os adolescentes presentes no Superação Nota 10 também desfrutaram de atendimentos de escuta ativa no Cantinho do Desabafo. De forma acolhedora, num bate-papo estritamente sigiloso, os alunos que buscavam por respostas às suas questões emocionais puderam desabafar com voluntários instruídos e, assim, ter a oportunidade de encontrar motivação para trilhar um caminho rumo à alegria e à paz almejada.
Saúde mental
No final do mês passado, no dia 29 de julho, em Niterói (RJ), houve a “Batalha de Pensamentos”, tema da palestra ministrada pelo Projeto Help aos alunos do Colégio Estadual Mullulo da Veiga. Além de proporcionar a conscientização de dezenas de adolescentes acerca da importância do cuidado com a saúde mental, a iniciativa promoveu a prática da inteligência emocional. Por meio de um bate-papo descontraído e atividades como a Lixeira da Superação e a Dinâmica da Queda de Braço, os alunos aprenderam como é possível vencer a batalha de pensamentos intrusivos que, constantemente, inundam a mente humana, a partir da decisão em filtrar apenas aqueles que afirmam o nosso valor.
Como parte do aprendizado, os adolescentes ainda foram incentivados a entender que os sentimentos aleatórios não definem quem somos e tampouco o nosso futuro. Por fim, cartinhas personalizadas com mensagens motivacionais foram distribuídas entre os alunos. Atendimentos de escuta ativa com voluntários especializados foram possíveis por meio do Cantinho do Desabafo.
Saiba mais
Conheça mais sobre o Projeto Help e acompanhe seus eventos e ações por meio de seu perfil nas redes sociais. Se você ou alguém que conhece precisa de ajuda, fale com um de seus voluntários. Os atendimentos são gratuitos e totalmente sigilosos
Além disso
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!