Após três anos, o uso de drogas volta a ser crime no Oregon, Estados Unidos
A descriminalização tinha sido aprovada em 2021. Saiba a razão
Há três anos, o Oregon, que fica na Costa Leste dos EUA, depois de uma votação de 58% de aprovação, descriminalizou a posse para uso pessoal de pequenas quantidades de drogas, como cocaína e heroína.
Com a ideia de se tornar um modelo a ser seguido no restante do país, o Estado teve uma péssima experiência com a decisão.
Eles acreditavam que deveriam tratar como problema de saúde pública e não como crime os casos de vícios em drogas ilegais. Porém, desde que a decisão entrou em vigor, o Oregon registrou um aumento significativo em mortes por overdose.
O que aconteceu:
- Cenas de pessoas usando drogas passaram a ser cada vez mais comuns, nas ruas de Portland, por exemplo, a maior cidade do estado.
- No início deste ano, o prefeito de Portland, Ted Wheeler, decretou estado de emergência.
- Além de Oregon, houve uma epidemia de overdoses, que deixou mais de 100 mil mortos por ano nos EUA.
- Políticos e moradores que tinham apoiado a decisão pela descriminalização mudaram de opinião quando os problemas começaram a aparecer. Inclusive, em uma pesquisa feita em agosto de 2023, apontou que 64% dos entrevistados queriam que a decisão fosse revogada.
O que você precisa saber:
Agora, um novo projeto de lei foi aprovado, tornando a posse de drogas pesadas crime outra vez. A punição passa a ser de até seis meses de prisão, para os que não cumprirem as regras, que entre elas está aceitar tratamento.
“A nova lei colocará o Oregon no caminho da recuperação e significará o fim do movimento nacional de descriminalização. Eu chamo isso de vitória”, disse o líder da minoria republicana no Senado estadual, Tim Knopp.
Já a atual senadora do Estado, Tina Kotek, que tinha apoiado a descriminalização, agora aprovou a nova lei, que entrou em vigor em abril.
“Temos décadas de evidências de que a criminalização não funciona”, afirmou a diretora-executiva da Health Justice Recovery Alliance, Tera Hurst, na qual a organização representa dezenas de prestadores de serviços de tratamento para dependência de drogas no Estado e acompanhou de perto a implementação das medidas, que não deram certo.
Solução definitiva:
Para a fé não existem impossíveis, ainda que a ciência afirme que o vício não tem solução. Assim, semanalmente, pessoas que participam da reunião para a Cura dos Vícios estão provando dos resultados positivos de fazer uso da fé sobrenatural na Palavra de Deus.
Depoimento:
Anderson Soares começou a usar drogas aos 13 anos e isso paralisou a sua vida.
“Por conta dos vícios, eu não conquistei credibilidade, a confiança da família nem trabalho”, disse ele.
Contudo, ele ficou livre dos vícios, ao agir a fé em Deus, na reunião da Cura dos Vícios.
Assista o seu depoimento:
Faça isso:
Vença o orgulho e o preconceito e participe do Tratamento para a Cura dos Vícios que acontece todo domingo, às 15h, na Universal. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo da sua casa.
Veja também:
Usuários de drogas são pagos para deixar o vício
Califórnia: um cenário de roubos, drogas e pessoas em situação de rua