Arqueólogos acreditam ter encontrado local onde o Tabernáculo ficou
Nos tempos de Moisés, o Tabernáculo era uma espécie de Templo
Quando os hebreus foram libertos por Deus da escravidão no Egito, Moisés os conduziu pelo deserto rumo à Terra Prometida.
Durante o percurso, Deus passou instruções para o povo sobre como eles deveriam se organizar como nação. Então, o próprio Altíssimo orientou Moisés a construir um Tabernáculo, que era uma espécie de Templo móvel que eles armariam e desarmariam conforme caminhariam pelo deserto (foto acima). No Santo dos Santos, na parte interna do Tabernáculo ficava a Arca da Aliança (foto à esquerda). Assim, a palavra “Tabernáculo” (Mishkan) deriva da raiz hebraica de “habitar”. Ou seja, era o local onde Deus “habitava” com o Seu povo. Alguns séculos mais tarde, a Tenda móvel foi substituída pelo Primeiro Templo, edificado no reinado de Salomão, filho de Davi.
E, recentemente, os arqueólogos descobriram evidências do Tabernáculo na cidade de Shiloh, atual Cisjordânia. Acredita-se que seja onde a Bíblia diz que o Tabernáculo ficou instalado por quase 400 anos. A explicação é de Tom Meyer, professor de Estudos Bíblicos na Shasta Bible College e Graduate School, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Ele esclarece que Shiloh foi a primeira capital de Israel logo após a conquista de Canaã, por volta de 1400 antes de Cristo (a.C.). Ou seja, foi onde Arca da Aliança ficou antes de ser colocada no Templo, em Jerusalém. Até hoje não se sabe o paradeiro da Arca, que sumiu durante o ataque dos babilônios, em 587 a.C.
Perto do ponto mais alto de Siloh, foi encontrada uma área retangular, que, segundo Meyer, era do tamanho ideal para abrigar o Tabernáculo. Os arqueólogos também encontraram pequenas cavidades escavadas, que podem ter sido usadas para apoiar os postes de madeira da cerca externa do Tabernáculo. O professor relembra que em 2017, no local, também foram encontrados ossos de animais datados da época dos tempos bíblicos. Isso sustenta ainda mais a hipótese, porque era no Tabernáculo que ocorria o sacrifício (foto acima, à direita).
Jardim Bíblico
Na área externa do Templo de Salomão, no Jardim Bíblico, há uma réplica fiel do Tabernáculo dos tempos de Moisés. Confira as atualizações por meio do Facebook e Instagram.
Na plataforma Univer Vídeo, você encontra a série “Bíblia em foco – Segredos da Bíblia“, que esclarece algumas questões históricas importantes sobre as Escrituras. Há outros documentários que você também pode conferir.