Arqueólogos descobrem indícios da “reforma religiosa” promovida pelo rei Ezequias, citada na Bíblia

As descobertas foram feitas no Parque Nacional Laquis, em Israel

Imagem de capa - Arqueólogos descobrem indícios da “reforma religiosa” promovida pelo rei Ezequias, citada na Bíblia

O capítulo 18 do livro bíblico de 2 Reis fala do momento em que Ezequias, rei de Judá, destruiu todos os falsos ídolos que havia entre o povo.

Ezequias começou a reinar aos 25 anos de idade. A Bíblia diz que ele era obediente a Deus e por isso decidiu limpar o reino de todo o paganismo que havia ali.

Uma descoberta arqueológica interessante

Em 28 de setembro último, arqueólogos da Autoridade para as Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), afirmaram ter encontrado sinais que comprovam essa passagem bíblica.

Escavações foram feitas no Parque Nacional Laquis, no Centro de Israel, e ali foram descobertas ruínas do século 8 antes de Cristo (a.C.) – período do primeiro templo. O diretor da escavação, Sa’ar Ganor, disse que Laquis foi uma das mais importantes regiões daquela época e que foi encontrado o portão da cidade, entre outros objetos, como jarras e conchas de grãos, que ajudam a descrever aquele período.

Nos portões da cidade, por exemplo, era onde tudo acontecia. Na entrada havia bancos em que se sentavam figuras de autoridade da época, algo também descoberto na escavação.

Ganor ainda acrescentou: “Havia uma abertura exposta no canto da sala que conduzia ao altar do local. Para a nossa enorme admiração, foram encontrados nesta sala dois altares com chifres nas quatro pontas e montes de achados em cerâmica, compostos por lamparinas, taças e apoios. É muito interessante que os chifres no altar estavam intencionalmente quebrados. Isso é provavelmente uma evidência da reforma religiosa atribuída ao rei Ezequias, por meio da qual a adoração religiosa foi centralizada em Jerusalém, e destruídos os lugares altos de culto que foram edificados fora da capital.”

Os pesquisadores ainda descobriram que uma latrina havia sido instalada no altar, como um sinal de que aquilo era abominável, pois remetia a um falso deus. Essa referência pode ser encontrada na Bíblia quando relata que o rei Jeú, de Israel, destruiu os altares de Baal: “Também quebraram a estátua de Baal; e derrubaram a casa de Baal, e fizeram dela latrinas, até ao dia de hoje.” 2 Reis 10.27

Além disso, a escavação revelou lanças e pedras de arremesso utilizadas durante a guerra da Assíria contra Israel, que também é referida na Bíblia.

É interessante observarmos que as descobertas arqueológicas em Israel novamente comprovam fatos relatados na Bíblia, mostrando a veracidade das Escrituras Sagradas.

O que achou dessa notícia? Compartilhe nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Divulgação, Clara Amit