Arqueólogos descobrem vestígios da destruição de Jerusalém, da época de Esdras e Neemias

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) afirmou que a descoberta é rara

Imagem de capa - Arqueólogos descobrem vestígios da destruição de Jerusalém, da época de Esdras e Neemias

Um selo real e uma bula (objeto usado para assinar documentos) foram encontrados pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), recentemente (foto acima).

Os artefatos arqueológicos foram achados em meio aos escombros de uma estrutura arquitetônica destruída por volta do século 6 antes de Cristo, informou o portal de notícias CBN News.

Mas, o interessante sobre esta análise dos pesquisadores é que elas apontam para a destruição de Jerusalém pela Babilônia, durante o período bíblico de Esdras e Neemias.

Quem foi Esdras?

Naquela época, o Reino de Judá perdeu a proteção de Deus (por causa da desobediência e do pecado entre a população) e foi levado para o cativeiro na Babilônia. Cerca de 70 anos mais tarde, como Deus havia profetizado com misericórdia do Seu povo, os judeus retornaram do exílio.

Quem liderou este retorno para Jerusalém foi um escriba chamado Esdras. Naquela época, poucas pessoas dominavam a escrita. Então era comum os reinos elegerem uma pessoa responsável por redigir as normas, a história, a contabilidade, entre outros registros do povo. Esta era a função de Esdras.

Ele era descendente de Arão, portanto a sua família era formada por sacerdotes. A Bíblia conta que a mão de Deus estava com ele e que ele conhecia muito as Escrituras. Por causa disso, o Altíssimo usou Edras para ensinar a Sua vontade aos judeus que retornaram do exílio (Esdras 7:6-10).

Quem foi Neemias?

Ele trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Um copeiro era responsável por preparar a mesa do palácio para as refeições. Além disso, era ele quem experimentava a bebida do rei para evitar que este fosse envenenado. Portanto, Neemias era uma pessoa de muita confiança.

Quando as pessoas do Reino de Judá retornaram para Jerusalém, o rei Artaxerxes liberou Neemias para ajudá-las. Assim, Neemias se juntou com Esdras e eles promoveram um avivamento espiritual entre o povo.

O Bispo Júlio Freitas tem conduzido um estudo expositivo, dividido em várias partes, sobre Neemias. Clique aqui para conferir os ensinamentos.

Saiba mais

Se você deseja compreender mais sobre a Palavra de Deus, adquira o seu exemplar da Bíblia de estudo com anotações de fé do Bispo Edir Macedo. Pois, por meio dela, você pode acompanhar comentários que explicam os trechos bíblicos.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Shai Halevy, Israel Antiquities Authority (IAA)