Artista espanhola irá se casar com holograma gerado por IA
Ela ainda afirma que a tecnologia inteligente satisfaz todas as suas necessidades emocionais. Será?
Em site pessoal, a artista performática espanhola Alicia Framis anunciou o seu casamento com AILex, um holograma gerado por inteligência artificial. A união acontecerá no segundo semestre deste ano, no terraço do Museu Depot Boijmans Van Beuningen, em Roterdã.
A notícia em detalhes:
De acordo com o comunicado divulgado pela equipe de Framis, a relação entre a artista, que já havia se relacionado com um boneco chamado Pierri antes, e o parceiro holográfico AILex se iniciou no fim de 2023 como parte de um projeto que visa experimentar os limites do amor na era da inteligência artificial.
“Uma nova geração de amor está surgindo, queiramos ou não, onde os humanos serão casados e terão relacionamentos com hologramas, avatares, robôs e muito mais”, escreveu a equipe de Framis.
A espanhola ainda pontuou que o futuro marido, treinado a partir das informações do perfil de parceiros românticos anteriores da artista, é uma tecnologia inteligente, que satisfaz todas as suas necessidades emocionais e que pode ser uma opção benéfica às pessoas que precisam de companhia.
Será mesmo? Vamos descobrir:
Enquanto muitos defendem que o amor nada tem a ver com o ser feliz, existem aqueles que reconhecem o seu papel primordial na construção de uma vida completa e realizada. Porém, hoje, até mesmo esses compreendem a responsabilidade afetiva existente em um relacionamento a dois como um sacrifício à própria felicidade, e, por isso, optam por se relacionar com criaturas que satisfaçam unicamente as suas necessidades, mesmo que sejam máquinas ou um personagem fictício construído por algoritmos ou inteligência artificial (vale de tudo!)
No entanto, é importante alertar: a infelicidade amorosa vivida por aqueles que pensam de tal maneira jamais será solucionada pelo simples sentimento de estar acompanhado(a) ou ao ver as suas vontades realizadas por outro alguém. Isso não passa de autoengano, e os escritores, palestrantes e apresentadores do The Love School – Escola do Amor, da Record, Renato e Cristiane Cardoso, explicam o porquê:
“As pessoas creem fielmente que o importante é ser feliz e que, para isso, não precisam pensar em mais ninguém. Porém, quanto mais você busca a sua própria felicidade, mais longe estará dela. Isso porque ser feliz é fazer alguém feliz”, esclarecem.
O que você precisa saber:
Não é preciso explicar o óbvio: robôs, avatares ou hologramas não possuem sentimentos e nenhum senso de raciocínio, por isso, aplicar seus esforços para fazê-los felizes – e se tornar feliz – será totalmente em vão. Com isso, se você realmente deseja ser completo(a) em sua vida amorosa, entenda que o amor real é uma construção contínua que envolve sacrifícios e entregas, resultando na sua felicidade plena, assim como reforça a Palavra de Deus:
“Mais bem-aventurado (feliz em tudo) é aquele que dá do que recebe” (Atos 20.35)
Participe da Terapia do Amor:
Deseja saber mais sobre como alcançar uma vida a dois realizada? Participe das palestras gratuitas da Terapia do Amor, que acontecem todas as quintas-feiras, às 20h. Em São Paulo, você pode participar das palestras no Templo de Salomão, na Av. Celso Garcia, 605, no Brás.
- Se reside em outra localidade, clique aqui e encontre um templo da Universal mais próximo e esteja presente!