“As 10 Coisas Mais Sagradas”: o casamento

Acompanhe esta série de postagens que ensina sobre o respeito a Deus e àquilo que aponta para a honra dEle

Imagem de capa - “As 10 Coisas Mais Sagradas”: o casamento

Ao longo de todo o mês de novembro, em toda a Universal, nós temos meditado sobre o sagrado. Quando acompanhamos a mentalidade das pessoas pelas redes sociais, por exemplo, vemos o quanto a humanidade tem se distanciado das orientações Divinas e, portanto, da santificação. Mas Deus nos deixou símbolos para que nos lembrássemos dos ensinamentos dEle. Assim, ao respeitarmos esses elementos estamos O colocando em primeiro lugar em nossa vida.

A importância da santidade:

Na Bíblia, encontramos momentos que nos falam sobre a importância de buscarmos a santidade:

  • “Mas, assim como é santo Aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque Eu sou santo” (1 Pedro 1:15-16).
  • “Porque Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença” (Efésios 1:4).
  • “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

O casamento é santo:

Assim, hoje, dando continuidade à série de postagens “As 10 Coisas Mais Sagradas“, nos lembraremos de mais um símbolo instituído por Deus: o casamento.

A sociedade atual:

  • Está escrito: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula […]” (Hebreus 13:4).
  • Entretanto, o que temos visto na sociedade é o incentivo à promiscuidade, aos pensamentos impuros e a todo o tipo de imoralidade relacionada ao casamento.

A banalização do casamento:

  • Inclusive, nos dias de hoje, as pessoas tendem a pular as etapas do relacionamento: elas “ficam” com uma pessoa estranha, envolvem-se sexualmente e, caso aquilo progrida de alguma maneira, elas passam a dividir o mesmo teto, sem a cerimônia de casamento diante do Altar, excluindo completamente Deus da união desde o começo.
  • “Em resumo: mais intimidade, menos compromisso. Ninguém é de ninguém. O namoro de hoje é isso. Muita curtição, nenhuma responsabilidade; tudo é permitido. Uma bagunça. No passado, se um homem e uma mulher eram vistos se beijando, era praticamente certo que estavam em um compromisso sério. Hoje, o que um casal se beijando quer dizer? Ninguém sabe. Se muitas vezes nem os que se beijam sabem o que rolou, que dirá os que estão observando. As linhas estão borradas. Uma aventura de uma noite pode virar um relacionamento casual que, por sua vez, pode dar em morar junto – e de repente não ser mais nada”, avaliam o casal Renato e Cristiane Cardoso, no livro “Namoro Blindado“.

As consequências:

  • O resultado tem sido os inúmeros divórcios, as feridas emocionais e psicológicas que as pessoas levam para os relacionamentos seguintes e o descrédito de que o casamento é algo bom.
  • Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2021 e 2022, o número de divórcios cresceu 8,6% no País. Contudo, não foi somente a quantidade que aumentou, mas a frequência também: foi um divórcio para cada 2,3 casamentos, em 2022. Em 2010, era um divórcio para cada 4 casamentos. Além disso, 47,7% dos divórcios, em 2022, ocorreram antes do casamento completar 10 anos.

Mudança de vida:

Conclusão:

Portanto, é importante que nós não venhamos banalizar os ensinamentos de Deus, como o mundo vem fazendo. Se esses símbolos são esvaziados de significado, os espíritos malignos conseguem cumprir o objetivo deles: distanciar as pessoas da presença do Santíssimo, levando-as para a separação eterna, que é o lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:14-15).

Novembro: “O Mês do Sagrado”:

  • Ao longo do mês de novembro, em toda a Universal, acontece “O Mês do Sagrado“.
  • O intuito é resgatar algo que tem se perdido na sociedade atual: o respeito a Deus e àquilo que aponta para a honra dEle.
  • Por isso, participe deste período especial.

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock