“As 10 Coisas Mais Sagradas”: o Espírito Santo
Acompanhe esta série de postagens que ensina sobre o respeito a Deus e àquilo que aponta para a honra dEle
Na Bíblia, Deus nos deixou certas informações específicas que apontam para a santidade dEle e o respeito que devemos ter em nosso relacionamento com Ele. Assim, nós vamos refletir, ao longo dos próximos dias, sobre cada um desses símbolos.
O Espírito Santo:
Nesta “lista de elementos sagrados” encontramos o próprio Deus, que, em outra postagem, já vimos o quanto Ele é santo. Em, seguida, por assim dizer, podemos nos lembrar do Espírito Santo. Muitos não compreendem sobre Ele.
- O primeiro ponto importante a se destacar é que o Espírito Santo não é algo ou um “poder sobrenatural”, Ele é uma Pessoa.
- Ao longo dos livros bíblicos, compreendemos que há o Deus-Pai, o Deus-Filho e o Deus-Espírito Santo. E a distinção entre eles é evidente, embora, haja uma comunhão tão forte entre Eles que converge em uma única figura: o próprio Deus. Assim, é difícil falar a respeito do Pai, de Jesus e do Espírito de Deus separadamente, porque Eles são apenas um.
- O Senhor Jesus, certa vez, comentou sobre essa união com o Pai quando Se dirigiu ao discípulo Filipe: “Não crês tu que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo não as digo de Mim mesmo, mas o Pai, que está em Mim, é Quem faz as obras” (João 14:10).
- Igualmente, o Espírito Santo está presente desde o início da Bíblia. Quando Deus criou o homem, por exemplo, Ele usou o verbo no plural (indicando um diálogo entre a Santíssima Trindade): “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança […]” (Gênesis 1:26).
- Assim, não é apenas no Novo Testamento que encontramos o Espírito Santo. No livro bíblico de Juízes, por exemplo, também vemos a ação dEle em uma pessoa. “E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão” (Juízes 3:9:10).
Saiba mais a respeito do Espírito Santo:
No vídeo abaixo, o Bispo Renato Cardoso esclarece a respeito do Espírito Santo na vida das pessoas. Confira:
Novembro será “O Mês do Sagrado”:
- Ao longo do mês de novembro, em toda a Universal, será “O Mês do Sagrado“.
- O intuito é resgatar algo que tem se perdido na sociedade atual: o respeito a Deus e àquilo que aponta para a honra dEle.
- Por isso, participe deste período especial.
- O dia 3 de novembro será o primeiro domingo desse momento de fé e, no encontro, você ouvirá mais a respeito.
- Além disso, continue acompanhando esta série de postagens.