As 3 portas de saída do círculo vicioso da mágoa

Bispo Renato Cardoso ensina o caminho para se libertar desse sentimento que faz tanto mal

Imagem de capa - As 3 portas de saída do círculo vicioso da mágoa

No programa Inteligência e Fé, desta segunda-feira (21), o Bispo Renato Cardoso ensinou aos ouvintes como se libertar do círculo vicioso da mágoa, que faz com que a pessoa constantemente fira e seja ferida.

“Eu quero falar com você hoje sobre ressentimento. Você que guarda um pouquinho de mágoa, ainda que velada no seu coração. Você tem uma listinha de pessoas na sua cabeça que você evita, que não quer olhar nos olhos, e sempre que há uma oportunidade, fala mal delas, como uma forma de vingança, de retribuir o que elas lhe fizeram”, disse. “São pessoas que fazem você sentir raiva, ódio, pessoas que lhe machucaram de alguma forma. E secretamente você deseja que algum tipo de mal aconteça com elas”, continuou.

O Bispo seguiu explicando que uma pessoa magoada costuma se fechar para os relacionamentos. Pois ela passa a desacreditar das pessoas e, por medo de se machucar novamente, ela se isola. Com isso afeta todas as áreas da vida dela: familiar, amorosa, profissional e social.

Característica da pessoa magoada

“Porque, gostando ou não, nós precisamos de outras pessoas, o ser humano não vive sozinho. Então, quando você se fecha no seu mundo, começa a sofrer de alguma forma a privação desses relacionamentos”, destacou o Bispo.

Além disso, a pessoa ressentida tende a se colocar como vítima e a atribuir a terceiros a responsabilidade pela sua dor, pelo seu sofrimento.

Ou seja, quem está ferido tende a ferir as pessoas ao seu redor como forma de defesa. Consequentemente, as pessoas que foram feridas irão ferir também. Assim, a pessoa entra num círculo vicioso sem fim, de ferir e ser ferido.

O que fazer para sair desse círculo vicioso?

De acordo com o Bispo Renato, existem 3 portas de saída:

Primeira porta – O perdão é a porta principal de saída dessa situação. Lembrando que o perdão não é um benefício que você dá para outras pessoas, mas a si mesmo. Porque o perdão, além de dar paz, liberta da prisão da mágoa. Portanto, você precisa conceder o perdão não porque você sente vontade ou a pessoa merece, mas porque é o correto e o mais inteligente a ser feito.

Segunda Porta – Você precisa desenvolver a compreensão. Todo mundo quer ser compreendido, mas é difícil compreender os outros. Você quer que todo mundo entenda que você está ferido, mas você não entende a outra pessoa que te feriu.

“Compreender que todo mundo tem suas guerras, suas lutas, seus defeitos, assim como nós queremos ser compreendidos, é muito importante para sair desse círculo”, ensina o Bispo.

Terceira porta: É através da oração que você consegue perdoar, compreender e adquirir forças para limpar o coração e sair desse círculo vicioso.

Acompanhe a abaixo a meditação na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images