As boas-vindas à nova temporada de Reis

Com estreia marcada para esta segunda-feira, 17 de abril, a sexta temporada da série chega ao público da Record TV e do Univer Vídeo simultaneamente. Saiba o que está por vir

A sexta temporada da série Reis, intitulada A Conquista, estreia no dia 17 de abril, às 21 horas, na tela da Record TV e na plataforma de streaming Univer Vídeo. Os novos episódios da produção seguem traduzindo minuciosamente as lições deixadas nos livros bíblicos de I e II Samuel, I e II Reis, Crônicas, Provérbios, Cânticos, Eclesiastes e Salmos e compartihando com o público a história de uma Israel que, depois de ser comandada por juízes, passa a ser governada por reis.

Em entrevista à Folha Universal, a autora da trama, Cristiane Cardoso, revela que nesta temporada o público verá Davi (interpretado pelo ator Cirillo Luna) estabelecer seu reino. Embora tenha sido ungido a rei, Davi não foi rei em nenhum momento dos episódios da temporada anterior. “O público verá um Davi imerso em questões do reino, como lidar com soldados e com as ameaças dos filisteus. Ele também está fortalecendo sua casa, se casando e tendo filhos. Então, esta temporada vai focar, principalmente, nesse momento da vida dele. Ele fica em Hebrom por sete anos”, relata.

Cristiane ainda observa que a temporada vai terminar com a conquista de Jerusalém que, na época, se chamava Jebus. “Davi fará isso de uma forma diferente. A Bíblia diz que eles conquistaram Jerusalém por dentro, o que surpreendeu o exército dos jebuseus. Essa conquista de Davi vai ser bem bacana”, diz. A temporada dará ênfase não só à conquista de Jerusalém, mas ao reinado de Davi, que começou de uma forma bastante simples, em Hebrom, “e também contará a inclinação que ele tinha por mulheres, o que vai levá-lo a cair lá na frente”, acrescenta a autora.

EXPERIÊNCIAS
Cristiane conta que sua experiência como autora da série “tem sido cheia de emoções” e destaca a admiração que o personagem Davi suscita. “Aprendemos muito com a história dele, mas também sofremos muito com ele, por toda essa questão de Davi se casar com várias mulheres. Você pode imaginar como é difícil para uma mulher escrever a respeito disso. Nós somos mulheres e nenhuma mulher aceita ser mais uma na vida do homem. Mesmo em uma época que isso era ‘aceitável’, a mulher sempre foi mulher e, com certeza, as mulheres de Davi tiveram problemas seríssimos. Quando estamos escrevendo a série, nós sofremos por todas elas, por todos os problemas que decorrem desses casamentos e com as dificuldades também. Sofremos com Davi, com todo pecado dele, a sua queda e seu arrependimento”, garante.

DESTAQUES
Além de Davi, ela ressalta outros personagens que se destacam nesta temporada, como Abner (Dudu Pelizzari): “temos um Abner que se destaca bastante porque, por mais que ele seja o comandante de Israel e quem oficialmente reine seja Isbosete (João Villa), filho de Saul (Carlo Porto), é ele quem resolve tudo, quem luta as batalhas, quem tem a maturidade e a experiência que Isbosete não tem”.

Abigail (Maiara Walsh), a esposa exemplar de Davi, também terá destaque na série. “Ela é a esposa sábia, que tem maturidade para lidar com tudo que está acontecendo na vida dele, mas vai ter que lidar com as novas investidas de Davi de crescer sua família e, infelizmente, uma mulher não aguenta isso por muito tempo, nem que tenha toda a sabedoria do mundo. Vamos conhecer bastante a história de Urias (Roger Gobeth) e Bate-Seba (Paloma Bernardi) antes de se casarem, como foi o namoro deles e a dificuldade dela de ceder sua mão em casamento a ele”, detalha.

SPOILER E CURIOSIDADES
“Um spoiler que eu posso dar do primeiro capítulo é que já vamos ter um pequeno teaser do momento que Davi vê Bate-Seba tomando banho, só para dar a narrativa da temporada”, entrega. Mais para a frente, os telespectadores poderão ver uma tempestade de areia que atingirá Israel cujas cenas foram gravadas com dublês em Maricá, no Rio de Janeiro. “Nós vamos ter grandes batalhas e mortes que trarão bastante tristeza para o público e também momentos engraçados.

Você pode imaginar, por exemplo, as mulheres de Davi convivendo juntas? Em Hebrom não tinha palácio nem um harém”, analisa.

HISTÓRIAS DE TODOS NÓS
Por meio de um personagem ou de outro, o público poderá se enxergar em dilemas e conflitos relativos a “casamento, amizade e poder”, diz Cristiane. Nem os Salmos nem os momentos espirituais estarão de fora da história, enfatiza. “Deus escolheu Davi, mas não deu o reino a ele em uma bandeja. Davi teve que ser muito paciente e se sujeitar a muitas coisas que aconteceram na época. Ele teve que, literalmente, esperar em Deus. A princípio, ele é rei de Hebrom, mas não é rei de Israel – mas obviamente isso vai acontecer no final da temporada.

Todo o povo, toda nação vem ungi-lo a rei, mas, para isso, ele teve que ser bom, ele não se rebelou, não se revoltou contra Israel e não foi à guerra. Ele poderia fazer isso e tomar o reino à força, mas ficou quietinho, esperando que a Vontade de Deus fosse feita”, avalia.

O QUE ESPERAR
Ela também detalha o que o público poderá esperar daqui por diante. “Como temos visto nas outras temporadas, esta tem tudo o que você espera de uma série completa: ação, romance, momentos dramáticos até tragédias e comédia. Temos a conquista de Jebus, que será um evento muito grandioso, e também teremos alguns twists (reviravoltas, quando você pensa uma coisa e será outra). É algo que gosto muito de acrescentar à trama, até para dar um choque de vez em quando no público”, brinca.

Por fim, Cristiane destaca porque a série é imperdível: “Reis fala da Palavra de Deus e a Palavra de Deus não volta vazia, mesmo que seja propagada por meio da encenação”.

ESTREIA INÉDITA
Esta é a primeira vez que uma série estreia simultaneamente na Record TV e na plataforma de streaming Univer Vídeo. Logo depois da transmissão simultânea, cada episódio da sexta temporada ficará disponível na plataforma para ser revisto a qualquer momento. O acesso é mundial, ou seja, assinantes de qualquer lugar do mundo poderão assistir à trama. Uma novidade é que clipes e conteúdos exclusivos de Reis estarão disponíveis apenas no Univer Vídeo.

As cinco primeiras temporadas da série também já estão disponíveis no Univer Vídeo. Vale destacar que Reis é a maior superprodução bíblica deste ano. Para não perder nenhuma novidade, acesse univervideo.com e faça já sua assinatura.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: divulgação