As causas do esquecimento
Os lapsos de memória podem estar associados também a fatores emocionais. Saiba mais
Os lapsos de memória e o “branco” momentâneo, por muitas vezes, estão associados aos casos de demência como o Alzheimer, porém, podem estar ligados a diferentes causas como estresse emocional, depressão, transtorno de déficit de atenção, cansaço excessivo, privação de sono, má alimentação e a falta de nutrientes, ou excesso de substâncias e medicamentos.
Entenda:
- A memória exige diferentes etapas como obtenção da informação, armazenamento e, futuramente, recuperação. A falta de foco pode prejudicar esse processo.
- Por isso, fatores emocionais podem dificultar a captação de informações, o que influencia na formação da memória.
Mas, por quê?
Todos estamos sujeitos a ter momentos de esquecimento, o excesso de informações encontradas nos dias atuais provoca isso. Quando nosso cérebro está inundado de dados simultâneos, é difícil mantermos a atenção em todas as informações necessárias, assim, reproduzi-las no futuro se torna um problema.
Existem também questões agravantes que causam o esquecimento, como o Alzheimer, demência vascular por AVC e por corpos de Lewy; Estas, para a ciência, é considerada irreversível, pois ocasiona a perda cognitiva de suas vítimas. Entretanto, fatores ligados ao emocional e à alimentação podem ser prevenidos.
Falando em prevenção, podemos citar:
- Boa qualidade de vida iniciada precocemente;
- Cuidado com a saúde física e mental;
- Boa qualidade de sono;
- Investimento em uma boa alimentação com variedade de vitaminas e proteínas;
- Exercícios físicos que apresentam melhora muscular;
- Controle do peso;
- Hidratação adequada;
- Acompanhamento e tratamento adequados às doenças (caso tenha).
Cuide-se:
O corpo humano é um sistema integrado, por isso, casos de esquecimento não são problemas isolados, e tem grande influência na saúde do nosso sistema nervoso. Sendo assim, busque manter uma qualidade de vida física e mental adequada. Se for o caso, busque ajuda médica.