As duas doenças que mais mataram em 2020: COVID não está entre elas!
Como se prevenir das doenças mais assassinas da atualidade
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou no último dia de março um relatório indicando quais as doenças que mais causaram mortes em 2020. Embora tenha sido o “ano da pandemia de COVID-19”, a doença não foi a mais letal.
O CDC é o órgão responsável pela proteção da saúde pública dos EUA e pela segurança da população americana. O relatório foi feito com base nos atestados de óbito do país, mas o resultado pode ser estendido à população mundial, segundo o próprio órgão, uma vez que as principais causas de morte são as mesmas no planeta.
Em primeiro lugar está o ataque cardíaco, que tirou a via de 700 mil americanos. A seguir, o câncer, tendo feito 600 mil vítimas. A COVID-19 aparece em terceiro, com 378.000 mortes.
A gravidade da pandemia permite que parte da mídia e da opinião pública a aponte como principal causadora de mortes no mundo. Mas isso não é verdade. De acordo com o CDC, apenas 5,5% das mortes associadas à COVID-19 foram causadas simplesmente pela doença. As outras 94,5% vítimas faleceram com COVID-19 associada a outras doenças pré-existentes.
É preciso sim se proteger contra o novo coronavírus, mas também é necessário estar prevenido contra outras doenças ainda mais graves. Veja como:
Prevenir é mais seguro do que remediar
A essa altura, já se sabe que utilizar máscara facial, higienizar as mãos e manter distância de dois metros de outras pessoas são as medidas mais eficazes contra a COVID-19. Já para evitar ataques cardíacos e cânceres alguns passos importantes devem ser tomados:
– Mantenha alimentação saudável;
– Pratique atividades físicas regularmente;
– Mantenha-se no peso ideal, de acordo com sua altura e idade;
– Não fume;
– Evite bebidas alcoólicas;
– Realize exames preventivos, especialmente se houver casos das doenças na família.
Ademais, também é importante, para evitar problemas no coração, que a pessoa controle hipertensão, diabetes, colesterol e estresse.
Para evitar o câncer, entra na lista amamentação e evitar exposição ao sol entre as 10h e as 16h.
Por fim, o câncer também pode ser prevenido mantendo a vacinação contra HPV e Hepatite B em dia. No Brasil, ambas as vacinas são gratuitamente oferecidas pelo Sistema Único de Saúde.
Outra ferramenta importante tanto para prevenir quanto para curar doenças é a fé. Estudo provou recentemente o poder da oração contra enfermidades. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.