As marcas do passado têm definido seu comportamento?

Em Reis, a personalidade de Joabe não é consequência da sua compostura de comandante de guerra, é mais profundo que isso. Entenda

Imagem de capa - As marcas do passado têm definido seu comportamento?

Em Reis , a personalidade “forte” de Joabe chama a atenção. Isto porque, visivelmente, a sua irreverência e impiedade não são consequências apenas da compostura de seu cargo como comandante do exército de Israel, é mais profundo que isso.

Em entrevista, o ator Marcelo Faria destaca este comportamento irredutível do personagem, uma característica que resulta em diferentes desordens em sua vida:

  • “Um personagem fortíssimo, com grandes conflitos. Um homem que comanda e não aceita ser comandado pelo próprio rei. Ele faz e toma decisões da cabeça dele”, comenta.

Confira a entrevista completa:

Vale notar:

O comportamento atroz de Joabe não se limita ao campo de batalha. A sua maneira dura em se relacionar com as demais pessoas possui uma raiz até então desconhecida àqueles que vivem em sua volta, e esconde que, na realidade, sua posição de contra-ataque tem um único intuito: proteger o seu interior ferido.

Ferida não cicatrizada:

Fora da dramaturgia, semelhantemente, muitas pessoas que se adequam a um comportamento ríspido carregam dentro de si marcas e feridas de um passado saturado por contratempos em diferentes áreas. Seja um abuso, dificuldades familiares, o luto contínuo de um ente querido, ou inúmeras outras razões.

O Bispo Renato Cardoso esclarece como muitos são afligidos por feridas abertas em seu interior, e compara aqueles que possuem uma conduta inflexível como uma fera ferida:

“A fera ferida é mais perigosa pois esta lutando pela própria sobrevivência. Ora, pessoas feridas não são diferentes. Pessoas feridas costumam ferir outras pessoas, e o pior…quem ela ama”, explica.

Cure o seu interior:

Assim como a ferida física pode ser tratada, a dor existente em sua alma pode também ser curada. Esta garantia é dita pelo Próprio Deus em Sua Palavra:

“Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas” (Salmos 147.3)

No entanto, assim como recorremos à ajuda médica para sanar as nossas dores, para alcançar a cura de seu interior e cicatrizar esta ferida é preciso recorrer ao Médico dos médicos.

“O primeiro passo é reconhecer e começar a entender que o único que pode curar isso é Deus, não existe outro no mundo que pode fazer isso por você. Você pode até tentar sozinho, mas vai ser como um curativo num câncer”, aconselha o Bispo.

Se você reconhece que existe uma ferida ainda não cicatrizada em seu interior e deseja curá-la, participe de uma das reuniões da Universal. Use sua fé, busque o socorro do Altíssimo e Ele te responderá.

Não perca os próximos acontecimentos de Reis – A Consequência, exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record Tv ou pelo Univer Vídeo. 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Reprodução/Instagram (@celofaria)