“Ataque de pânico” bate recorde em pesquisas do Google durante a quarentena
Foram mais de 3,4 milhões de pesquisas em apenas um mês
“O que fazer ao sentir um ataque de pânico?”, “Quais são os sintomas de um ataque de pânico?”, “Como vencer a ansiedade?”. Essas são algumas das buscas mais realizadas no Google – maior site de pesquisas da internet – durante a quarentena.
A Universidade de San Diego Califórnia (EUA) realizou um estudo sobre as buscas mais realizadas entre 2004 e maio de 2020. Os resultados foram publicados agora e demonstram que entre 16 de março de 2020 e 14 de abril de 2020, pesquisas relacionadas a ataques de pânico e ansiedade subiram 17% em relação à média histórica.
De fato, esse foi o período de mais buscas sobre esses assuntos desde 2004. Foram cerca de 3,4 milhões de pesquisas relacionadas aos temas.
Mais do que isso: o coautor do estudo Mark Dredze, professor na Universidade Johns Hopkins, relata que “durante a pandemia de COVID-19, detectamos, pela primeira vez, picos na compra de terapias não comprovadas e na compra de armas”.
Ao que tudo indica, as pessoas estavam tão ansiosas que resolveram testar qualquer terapia indicada para vencer os problemas psicológicos. Ou pior: a compra de armas pode indicar intenção de homicídios em massa (como vimos acontecer durante a quarentena) ou suicídio.
O verdadeiro combate à ansiedade
O Bispo Edir Macedo explica, na Bíblia com Anotações de Fé, que “as preocupações fazem parte do dia a dia do ser humano”. Entretanto, “em alguns casos, elas se tornam tão intensas que muitos são levados a fazer tratamentos psicológicos e até psiquiátricos para amenizar a ansiedade. E há quem não consiga viver sem os ansiolíticos ou calmantes, pois se tornaram dependentes desses medicamentos”.
Todavia, esses tratamentos raramente surtem efeito. Isso porque o pânico e a ansiedade são problemas espirituais, que não podem ser resolvidos simplesmente tomando um remédio que altere a química do cérebro.
O próprio Senhor Jesus deixou registrada a única maneira eficiente de combater essas doenças:
“A confiança em Deus é a cura para toda ansiedade! Ao falar sobre como o Pai Celestial alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, o Senhor Jesus quis trazer segurança e tranquilidade para a nossa alma”, explica o Bispo. “Todos nós temos várias necessidades, e o Todo-Poderoso sabe disso! O que precisamos fazer é buscar primeiro o Seu Reino e a Sua justiça. Ou seja, priorizar a vontade de Deus e obedecer à Sua Palavra, e todas as nossas necessidades serão supridas por Ele”.
Esse e outros ensinamentos estão presentes na Bíblia com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo. Clique aqui e a conheça.
Se você está sofrendo com ataques de pânico, procure ajuda imediatamente. Todas as sextas-feiras a Universal realiza uma reunião especial para quem sofre com ansiedade e depressão. Clique aqui e saiba como participar.