Até onde ela, você e todos nós somos capazes de ir?

Com uma produção exclusiva, o Univer Vídeo aproxima o público de questões inerentes ao ser humano por meio de uma história baseada em fatos reais

Imagem de capa - Até onde ela, você e todos nós somos capazes de ir?

Surpreender o público do início ao fim e trazê-lo de volta a cada novo episódio são as propostas de Até Onde Ela Vai, da Seriella Productions, uma das estreias exclusivas da plataforma de streaming Univer Vídeo neste ano. Com lançamento em 11 de março, a série terá dez episódios e é baseada em uma história real.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a autora da série, Raphaela Castro, conta que a série apresenta em profundidade as más escolhas da protagonista Bárbara (interpretada por Louise Clós), uma mulher que tentou resolver seus problemas e achar o próprio rumo tomando seus sentimentos como base. Assim, Bárbara aproxima o público de possíveis dores e conflitos que qualquer pessoa pode vivenciar, caso decida seguir o mesmo caminho que ela. Mas, afinal, quem é Bárbara e por que criar uma série a partir da vida dela?

Raphaela antecipa que Bárbara é um nome fictício. A mulher que inspirou a trama passou por situações muito difíceis, mas conseguiu dar a volta por cima depois de ter sido impactada pela Fé. Segundo a autora, o objetivo de levar a história dela às telas é inspirar outras pessoas.

“Tivemos uma série de entrevistas com essa mulher para saber como foi sua infância e o que a levou às decisões que tomou. É incrível como, em poucos anos, uma pessoa fez tanta coisa e passou por tanta coisa diferente, a ponto de ir de um extremo a outro. É como se ela tivesse vivido diversas vidas em uma. O nome Até Onde Ela Vai tem tudo a ver com a série porque é isso que o público vai se perguntar ao acompanhar cada episódio, como ‘até onde ela vai com isso? Será que ela não está vendo que é hora de parar?’”, afirma.

ESPELHO EM FORMA DE SÉRIE
Um dos diferenciais da série é que a história dialoga com o mundo atual. “A série não só é baseada em fatos reais, mas dá ênfase à realidade, aos detalhes, ao dia a dia, às coisas corriqueiras da vida de cada um e às decisões que aparentemente são pequenas, mas que trazem resultados enormes e, às vezes, desastrosos. Geralmente, quando se cria uma série, é preciso adicionar atrativos para que as pessoas tenham interesse de acompanhá-la. Mas em Até Onde Ela Vai não há nada disso: a série investe na realidade de cada um, nas lutas que uma pessoa enfrenta tanto do lado de fora como, principalmente, no seu interior, com seus problemas, dificuldades, pensamentos e sentimentos. O público vai conseguir ver o que a Bárbara está fazendo de errado, mas ela mesma não consegue, por várias razões. E quantas vezes nós nos vemos em situações assim?”, questiona.

OS DESAFIOS
A autora afirma que escrever uma história atual é um desafio para ela. “Até então, eu só tinha escrito histórias bíblicas e, nelas, a Bíblia é a base primordial, além da parte histórica e de uma linguagem e um enredo diferentes. Eu não podia tratar de certos temas que, na época, não existiam”, compara.

Apesar disso, ela garante que contar essa história foi um presente. “Eu não vivi o que a Bárbara viveu, não estava lá e não tive os mesmos sentimentos. Então, como traduzir algo que eu nunca passei? Deus estava lá na trajetória dela: Quem fez a mudança na vida da Bárbara foi Ele e, agora, foi Ele Quem escreveu e inspirou cada palavra dessa história. Ninguém conseguiria pensar nos acontecimentos que ocorreram com a Bárbara e nem jamais poderia mudar a vida dela: era um caminho sem volta”, diz.

SOMOS UM POUCO A BÁRBARA
Ao público, portanto, cabe esperar por inúmeras reflexões. “Se você teve uma infância difícil, o que pode fazer com isso e, principalmente, o que você não deve fazer com isso? Está na sua mão o poder de fazer diferente e de mudar sua vida. A Bárbara é um exemplo de como você não deve agir e na série existirão reflexões sobre mágoa, sobre o que a falta de perdão acarreta, sobre o risco de guardar sentimentos ruins e não expor questões internas, como o orgulho. A série trata também do quanto nossa vida é importante para Deus, a misericórdia Divina e Seu poder transformador”, resume.

Raphaela dá um conselho ao público sobre o que o aguarda na série: “espere se surpreender com cada episódio e, quando achar que entendeu algo, perceberá que ainda não entendeu nada, pois haverá uma nova surpresa à sua espera. Essa é uma história que vai mudar algo dentro de você, além de trazer esperança e a Fé de que, se você precisa mudar algo, você pode. Quem assistir à série vai se assustar, se comover e entender muita coisa a respeito de si mesmo, da vida e de Deus. Quem assistir não vai se arrepender. E lembre-se: é uma história real”, conclui.

OS BASTIDORES

As gravações de Até Onde Ela Vai começaram em novembro de 2023 e se estenderam até o final de fevereiro de 2024. Tudo foi gravado em locações no Rio de Janeiro, como no centro da cidade, Pedra de Guaratiba, Vargem Grande e Santa Teresa. Cerca de 85 profissionais estiveram envolvidos na produção.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Leandro Márcio / Divulgação/ Record TV