Até quando ser criança?

Muitos homens se mantêm imaturos, seja na vida familiar, seja na profissional ou na social. O homem inteligente, contudo, sabe distinguir os momentos que podem ser descontraídos e os que exigem seriedade

Imagem de capa - Até quando ser criança?

A história de uma inglesa que pediu o divórcio menos de 48 horas depois do casamento ilustra uma questão importante em relação à maturidade masculina. No dia do casamento, a noiva foi humilhada publicamente quando seu recém-marido empurrou seu rosto no bolo e riu com os convidados. A noiva já tinha dito a ele que não aceitaria “pegadinhas” durante o casamento e ele concordou com ela. No dia, porém, descumpriu sua palavra, foi imaturo e perdeu a esposa.

Ele pediu desculpas e disse que foi só uma brincadeira inofensiva, mas ela retrucou: “se ele faz algo assim comigo, apesar de eu ter pedido várias vezes para ele não fazer e depois de ter prometido que não faria, então não posso confiar nele, não importa o que ele me prometa”. Quem você acha que está certo nessa história?

As coisas de menino

Esse caso pode parecer extremo, mas não é. Quantos homens ainda se sentem com liberdade para agir como crianças, fugir de suas responsabilidades e optar por diversões, mesmo que isso prejudique a ele e às pessoas ao seu redor?

A verdade é que muitos barbados ainda são imaturos. A Bíblia, no entanto, ensina que, ao crescer, é necessário abandonar as atitudes de criança e adotar uma postura mais responsável e consciente. Paulo ensina em 1 Coríntios 13.11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.

Esse exemplo deve ser seguido não apenas no aspecto espiritual, mas em todas as áreas da vida. Pensando nisso, como a noiva poderia continuar casada com um homem que mentiu para ela, foi irresponsável em um dos dias mais importantes de sua vida e a humilhou?

Vejamos mais exemplos: como um empregador pode confiar no funcionário que passa mais tempo fazendo piadas do que se dedicando ao trabalho? Ou o que um filho vai aprender com o pai que, em vez de estudar com ele, usa esse tempo para jogar videogame ou empinar pipa?

A imaturidade revela um caráter problemático. Essa mentalidade infantil demonstra incapacidade de compreender a gravidade de suas ações e as consequências que elas têm em todos os âmbitos da sua vida.

Crescer é muito mais do que ficar alto, criar barba ou se casar e ter um emprego. É ser responsável.

Isso não significa que o homem deva ser sisudo, sério o tempo todo ou andar com a “cara fechada”, mas que quem é inteligente sabe distinguir o momento de descontração e o de agir como um homem de verdade. Quem não sabe fazer isso não está pronto para lidar com as complexidades e responsabilidades da fase adulta. Reflita sobre seu comportamento e participe do Projeto IntelliMen para se tornar um homem melhor.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: AlexanderNovikov/GettyImages